Frente a uma oportunidade exclusiva de negócios na indústria do turismo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), e com o apoio do Programa REM (REDD+ Early Movers), levou a cultura do povo Yawanawa, com a apresentação de Luísa Maricá Yawanawa, em uma rodada de negócios internacional, promovida pela Abav Buyers Club, nesta sexta-feira, 29, no Rio de Janeiro (RJ).
A representante do povo indígena, Luísa Maricá Yawanawa, discutiu o etnoturismo promovido pela aldeia localizada nas proximidades do Rio Gregório, no município de Tarauacá. Maricá participou da atividade acompanhada de Juliana Moreira, tradutora de inglês do gabinete da vice-governadora do Acre, Mailza Assis.
“É importante levar a cultura Yawanawa e mostrar que o Acre existe e que é rico em belezas dos povos indígenas, na floresta. Muitos dos empresários não conhecem a nossa cultura e ficam encantados com o primeiro contato com uma pessoa indígena e já saem sabendo de um destino para eles conhecerem”, afirmou Maricá.
A surpevisora de vendas e operações da Terranova Operadora do Paraguai, Patrícia Garcete, falou sobre como a cultura indígena Yawanawa pode ser atrativo no mercado de turismo latino-americano. “A vivência Yawanawa e a sua cultura é algo interessante. Para o Paraguai, é algo novo que podemos levar para fazer a divulgação”, expressou Garcete.
A rodada de negócios das representantes do Acre também rendeu diálogo com Daniel Rodas, representante de uma empresa do Uruguai, Ana Clemares, de uma empresa da Espanha, e Margarida Sanchez, do México.
Abav Buyers Club
A Abav Buyers Club é um clube criado pela Associação Brasileira de Agências de Turismo, para compradores internacionais e receptivos nacionais, na 50ª edição da Abav Expo, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo do clube é promover negócios de produtos e serviços da indústria do Turismo para o mercado internacional.
A rodada de negócios do clube proporciona o aumento da rede de contatos com empresários e destinos nacionais, desenvolvendo novas oportunidades de venda, networking e ampliação de visibilidade dos produtos turísticos do Brasil.