Ações realizadas dentro dos presídios reforçam a segurança da população acreana

Desde o início do ano, o Sistema Penitenciário acreno tem passado por ações de controle e manutenção da ordem. Procedimentos, adequações e entregas de novas instalações fazem parte de um conjunto de medidas tomadas pelo Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

As ações se concentram nas mais diversas áreas que envolvem o cumprimento de medidas impostas aos apenados, seja pelo caráter punitivo, ressocializador ou exemplar. Neste campo, a Segurança Pública como um todo é a preocupação central. A criminalidade local cresceu muito nos últimos anos e, por isso, necessitava de medidas de urgência.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Santos, explicou que os órgãos de segurança, por meio do Conselho Gestor do Sistema Integrado de Segurança Pública (Consisp), planejam estratégias que buscam o fortalecimento da segurança acreana.

“As nossas ações fazem parte de estratégias firmadas entre todas as forças de segurança do Estado. Não apenas dentro dos presídios, como no ambiente extra muros, temos fortalecido o trabalho preventivo e ostensivo, garantindo à população acreana o crescimento da sensação de segurança”, afirmou.

As ações de segurança são fortalecidas diariamente nos presídios Foto: Arquivo/Iapen

Assim, o fortalecimento das ações de segurança no ambiente carcerário visam dar resposta e solucionar os problemas advindos das instalações e o crescimento de facções criminosas no estado, com o surgimento de lideranças rivais dentro dos presídios. Cada estratégia foi pensada para garantir a retomada da ordem e da paz no interior das unidades penitenciárias.

Operações de intervenção são realizadas constantemente, o que possibilita a retirada de materiais ilícitos. No entanto, o principal ponto de controle fortalecido foi o espaço destinado ao fluxo de entrada e saída de visitantes. Todas as unidades foram equipadas com aparelho de scanner corporal, o qual tem auxiliado as equipes de policiais penais no flagrante de visitantes que tentam entrar com material ilícito nos presídios.

O presidente do Iapen, Lucas Gomes, destacou que todas ações realizadas ao longo deste ano tem como foco um objetivo maior que é o enfraquecimento das organizações criminosas e o restabelecimento do controle dos presídios às mãos do Estado. “Diariamente temos inserido procedimentos em um sistema que outrora era comandado pelo crime, mas que com a ação conjunta e o trabalho de nossos policiais penais voltou a ser controlado pelo Estado. Nós temos trabalhado em todas as áreas que envolvem o processo de ressocialização. O nosso objetivo é o retorno desses detentos à sociedade com uma nova perspectiva de vida”, disse.

Ele explicou, ainda, que com o trabalho do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), um novo procedimento foi adotado em todas as unidades. “O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um procedimento que será implantado em todo o Brasil, onde o Estado retoma a ordem nos presídios. Nós temos realizado essas ações para a melhoria da segurança nos presídios e é claro que elas tem as suas reações. Assim, o Governo do Acre deixa claro a necessidade de um olhar mais cuidadoso para os presídios na garantia de políticas de segurança pública mais eficientes”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter