economia criativa

Ações do turismo de base comunitária e do artesanato florestal do Programa REM Acre ganham reforço com nova gestão

Por Arinelson Morais

A manhã desta segunda-feira, 16, foi marcada com a reunião de alinhamento da Coordenação do Programa REM Acre Fase II, da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e a nova gestão da Secretaria de Estado de Ciência, da Indústria, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (Seicetur). 

Reunião tinha como objetivo ambientar a nova gestão da Seicetur nas ações realizadas em parceria com o Programa REM Acre Fase II. Foto: Arinelson Morais/REM

O governo do Acre definiu dois polos de desenvolvimento do Turismo Regional, o Polo Vale do Acre e o Polo Vale do Juruá. Ao adotar essa regionalização como estratégia de organização turística territorial, assume-se que a oferta turística regional adquire maior significância, identidade e capacidade de agregar valor ao produto turístico.

No âmbito do Programa REM Acre – Fase II, o turismo é o componente da economia criativa dentro do Subprograma Territórios da Produção Familiar Sustentável, incluindo a gastronomia de baixo carbono, artesanato e design de produtos não madeireiros enquanto atividades que valorizam os produtos e serviços da floresta, como estratégia para reduzir o avanço na abertura de novas áreas florestais, reduzindo o desmatamento.

Para a coordenadora do REM Acre, Roseneide Sena, essa fusão trará bons resultados para as ações porque o Acre possui uma equipe de turismólogos altamente qualificada e envolvida nas ações  do programa. 

Com os planos estratégicos de Turismo de Base Comunitária, a equipe tem as referências que indicam os locais e regiões com aptidão para o turismo, envolvendo mais mulheres e jovens nas atividades. Foto: Arinelson Morais/REM

A equipe técnica da Unidade de Turismo e Artesanato Florestal da Seicetur, esteve na reunião de ambientação para reiterar o interesse em implementar os projetos estabelecidos no Programa REM Acre como instrumentos de redução da emissão de gases de efeito estufa e que contribuem na geração de renda às comunidades, promovendo a garantia da segurança alimentar, fortalecendo os sistemas de produção agrícola e florestal, reconhecendo os direitos dos povos indígenas à terra e aos recursos naturais, e ainda conservando a biodiversidade, a água e o solo.

Estiveram presentes os representantes técnicos da Seicetur e da Coordenação do Programa REM Acre Fase II.