Ações do governo ajudam a salvar cultura do acordeom, diz sanfoneiro

Encontro de sanfoneiros animou público do Arraial Cultural (Foto: Arison Jardim/Secom)
Encontro de sanfoneiros animou público do Arraial Cultural (Foto: Arison Jardim/Secom)

Criada pelos chineses há cerca de 5.000 anos, popularizado no Brasil por gênios como Luiz Gonzaga, Sivuca, entre outros gênios, o acordeom ganha força no Acre em eventos como o Arraial Cultural. A afirmação é do pintor Sebastião Maurino de Oliveira, morador do bairro Estação Experimental.

Admirador do cantor Luiz Gonzaga, Maurino toca acordeom há cerca de 20 anos, influenciado pelo pai, Esperidião de Oliveira, que durante cinco anos animou o Arraial Cultural promovido pelo governo Estado. Na época, Sebastião tocava zabumba na banda que pertenceu ao patriarca da família Oliveira.

“Hoje nós temos a chance de ver outras pessoas ingressarem no mercado da música, ainda que de forma amadora, graças à pronta intervenção do governo que incentiva os músicos por meio da Fundação de Cultura [Elias Mansour]”, destacou o pintor que nas horas vagas toca acordeom.

Segundo Maurino de Oliveira, o Estado tem feito a sua parte, oferecendo a oportunidade de crescimento profissional para aqueles que curtem a harmonia do secular instrumento musical. Sebastião defende a criação de uma associação dos sanfoneiros do Acre que, em sua opinião, vai ajudar difundir o acordeom na região e, consequentemente, formar novos músicos.

Karla Martins, presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), destacou o empenho dos músicos que participaram do Festival de Sanfona e ressaltou que a cada ano o arraial ganha em qualidade, decorrente da boa performance dos participantes.  “A ideia de juntar duas das principais atrações do calendário cultural do Estado foi um sucesso”, disse a presidente da FEM.

Este ano, o Arraial Cultural está sendo realizado no Parque de Exposições, durante a Expoacre, maior feira de negócios do Acre. O Arraial Cultural é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour, com o apoio da prefeitura de Rio Branco e da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter