Ações do Corpo de Bombeiros fortalecem atuação da corporação no estado

Entre as ações em destaque, Gundim citou as obras de reforma dos quartéis e os avanços do projeto Bombeiro Mirim (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Entre as ações em destaque, Gundim citou as obras de reforma dos quartéis e os avanços do projeto Bombeiro Mirim (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil na manhã desta quinta-feira, 31, com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), coronel Carlos Gundim. A agenda tratou das ações e avanços que fortalecem a atuação da corporação no estado.

Entre os destaques, Gundim falou sobre o curso para os oficias recém-convocados via concurso público, a parceria com o Ministério Público Estadual (MPAC), as obras de reforma dos quartéis, os avanços do projeto Bombeiro Mirim, a aquisição de ônibus e escada magirus, cursos diversos e aumento no banco de horas da corporação.

A respeito do curso de oficiais, a ideia é enviar os bombeiros convocados recentemente para fazer um curso em Goiás. A ação será bancada com recursos da corporação.

Outra ação importante é a parceria com o MPAC, para criar uma junta médica para servir às duas instituições, com o objetivo de avaliar os casos de dispensa médica dos servidores e situações que o MPAC recebe da população requerendo a junta de saúde.

“Além disso, o Corpo de Bombeiros está reformando os quartéis, sobretudo do interior do estado, como de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, um grande investimento do governo do Estado nas nossas unidades operacionais”, acrescentou o coronel Gundim.

Bombeiro Mirim e aquisição de ônibus

O CBMAC está intensificando as ações do projeto Bombeiro Mirim com o objetivo de trabalhar, neste ano, com mil crianças. “No ano passado, trabalhamos com 800 crianças nesse projeto social que visa tirá-los da ociosidade e colocá-los em atividade no contraturno”, explicou o comandante.

A corporação fará, ainda, a aquisição de um ônibus para a corporação com 42 lugares, fruto do rendimento do recurso de um projeto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Curso de mergulho e aumento no banco de horas

Na próxima semana, o CBMAC vai concluir o curso de mergulho, com a formação de mais 15 mergulhadores. “Com isso, vamos fortalecer as operações de mergulho no nosso estado. O curso é realizado em Cruzeiro do Sul e a previsão de término é dia 5 de abril”, contou o coronel Gundim.

O governador Tião Viana se manifestou positivamente ao aumento do banco de horas da corporação. “O governador sinalizou que fará um aumento nos próximos dois meses”, disse o comandante.

Tropa de elite e aquisição da escada magirus

Carlos Gundim anunciou que a corporação está montando, ainda, uma tropa de elite para atender as missões especiais. A ideia é avançar também em um curso de paraquedismo, que deve ser promovido em São Paulo. “Com isso, eles vão dar respostas no curso de salvamento em locais de difícil acesso no estado”, assegurou.

Outra ação positiva é a aquisição de um caminhão com escada magirus, que alcança de 48 a 68 metros de altura, para tornar ainda mais eficaz o trabalho da corporação, que passará a atuar com melhor suporte.