Ações da SEPMulheres informam os direitos das mulheres

O trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) resulta em bons efeitos com os avanços das questões de enfrentamento à violência ao gênero. Um dos diversos projetos utilizados é a realização de ações preventivas e educacionais, focadas em levar informações às mulheres dos 22 municípios do Acre.

DSC01482
“As mulheres estão mais encorajadas a realizar a denúncia de violência”, explica Concita (Foto: Márcia Moreira/Secom)

Em entrevista, a gestora da pasta, Concita Maia, explicou que o número das denúncias de violência contra as mulheres aumentou significativamente desde 2011, quando a secretaria começou a atuar no estado. “O aumento de denúncias não significa que o número de casos cresceu, significa que as mulheres estão mais encorajadas a realizar a denúncia, pois elas sabem que têm um estado compromissado com as políticas públicas e, com isso, terão o amparo necessário”, explica.

A secretária ainda explica que as ações de enfrentamento à violência contra a mulher precisam ser combatidas em diversos âmbitos. “Devemos trabalhar de forma transversal com a Secretaria de Educação, com o Judiciário, Saúde, Segurança, Produção, como nós já estamos fazendo. Assim, daremos autonomia econômica às mulheres”, ressalta.

Entre as diversas ações da SEPMulheres, está a campanha “Basta de Violência contra as Mulheres – Viver sem medo também é um direito nosso”, que divulga a Lei Maria da Penha e a rede de atendimento à violência, os Centros Especializados de Atendimento às Mulheres (Ceams) e outros.

“Acreditamos que é possível construir uma sociedade de paz, principalmente quando nós temos líderes comprometidos com a política de enfrentamento à violência”, finaliza Concita.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter