Acima da meta

Relatório do Ministério da Saúde coloca Acre em 1º lugar em cobertura vacinal contra a poliomielite

dsc_0290.jpg
dsc_0305.jpg

O planejamento minucioso da campanha de vacinação contra a poliomielite levou o Acre a superar tanto a meta de cobertura vacinal indicada pelo Ministério da Saúde, de 95 %, quanto a da própria Secretaria Estadual de Saúde, que era de 100%. Relatório preliminar indica que o Estado ficou em primeiro lugar na cobertura vacinal no país.

A boa notícia vem também com a homogeneidade nos municípios. Este ano, a campanha alcançou de forma equilibrada cidades acreanas que antes apresentavam baixos índices de vacinação. Até o momento foram vacinadas 86.128 crianças, das 85.198 localizadas pela Secretaria de Saúde. "Encontramos quase mil crianças a mais. A meta do Acre já foi 5% a mais que o indicado pelo Ministério da Saúde e ainda superamos a nossa própria meta", comemora o secretário de saúde Osvaldo Leal.

As ações estratégicas traçadas para a campanha com mobilizações feitas antes do dia D da vacinação contra a poliomielite foi o diferencial do trabalho realizado este ano. Apesar dos índices positivos registrados em campanhas anteriores, mesmo chegando perto da meta, o Estado não conseguia homogeneidade nos municípios. "Este ano os números foram equilibrados, graças à identificação precoce desses municípios com cobertura menor e a resolução dos problemas individualmente", disse Leal.

A vacina contra a poliomielite é disponível nos centros e postos de saúde o ano inteiro. Para continuar com o certificado de erradicação da doença com vacinação, o Brasil realiza campanhas em duas etapas anuais. Na ocasião, as autoridades de saúde aproveitam para atualizar o cartão de vacina de crianças até 5 anos de idade com a oferta de vacinas como a tríplice viral e febre amarela. A próxima etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite está prevista para 9 agosto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter