Acidente de trabalho grave é tema de Fórum promovido pela Saúde

 Durante os três dias de programação, os trabalhadores em saúde serão orientados sobre os procedimentos em caso de acidente de trabalho (Foto: Assessoria Sesacre)

Durante os três dias de programação, os trabalhadores em saúde serão orientados sobre os procedimentos em caso de acidente de trabalho (Foto: Assessoria Sesacre)

Fortalecer a vigilância em saúde do trabalhador com ênfase no acidente de trabalho grave e no preenchimento da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é o objetivo do 1º Fórum de Conscientização em Acidente de Trabalho Grave, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Central Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

A abertura ocorreu na manhã desta terça-feira, 27, no auditório do Pinheiro Palace Hotel. A programação do evento se estende até a próxima quinta-feira, 29.

O Fórum tem como público alvo os profissionais das áreas de urgência e emergência, Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) e vigilância epidemiológica de hospitais e unidades mistas, além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco e Vigilância Epidemiológica.

Durante os três dias de programação, os trabalhadores em saúde preencherão a ficha de cadastro do Sinan e serão orientados sobre os procedimentos a serem tomados em caso de acidente de trabalho, através do Manual para Notificação do Acidente de Trabalho Grave.

Segundo a gerente do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, Izanelda Magalhães, o Fórum é o primeiro passo para o desenvolvimento das ações voltadas para o fortalecimento da vigilância à saúde do trabalhador.

“O objetivo do fórum é fortalecer as notificações de acidentes graves de trabalho, para podermos identificar o perfil epidemiológico do Acre. A próxima etapa consiste na notificação dos acidentes mais leves, na atenção básica”, explicou Izanelda.

Conceição Mendonça, coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município de Bujari, participa do Fórum. Para ela, é de fundamental importância um evento como esse, já que a saúde do trabalhador é um assunto que muitas pessoas ainda não têm conhecimento.

A técnica do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Auxiliadora Pereira, falou da conscientização de empregadores e trabalhadoras, sobre os cuidado com a segurança no trabalho. “O trabalho não deve ser instrumento de morte ou causador de problemas de saúde, mas, sim, fonte de dignidade e realização humana”, disse.

Acidentes de trabalho

São considerados acidentes de trabalho aqueles que ocorrem no exercício de atividade laboral (acidente típico), ou aqueles que ocorrem no trajeto da residência para o trabalho ou do trabalho para casa (acidente de trajeto), ou ainda, do local de refeição para o trabalho e vice-versa, provocando lesão corporal, perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho.

Já os acidentes de trabalho graves são os acidentes típicos ou de trajeto que resultam em mutilação física ou funcional e morte, e todos os acidentes que envolvam menores de 18 anos.

Os acidentes de trabalho graves, com exposição a material biológico, Lesão por Esforço Repetitivo (LER), Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort), transtorno mental, Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair), entre outros, são agravos relacionados à saúde do trabalhador, com notificação obrigatória em todo o território nacional.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter