Com o objetivo de facilitar o cotidiano do cidadão, a Organização das Centrais de Atendimento (OCA), órgão ligado à Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), implantou o setor de Achados e Perdidos. Em 2016 foram recebidos 1.214 documentos, dos quais 449 foram entregues aos respectivos titulares, totalizando uma média mensal de 113 documentos recebidos e 40 entregues.
Entre os documentos entregues no setor de Achados e Perdidos estão título de eleitor (23%), cartões bancários (6%), carteiras de identidade (21%), CPF (19%), carteiras de habilitação (5%), carteiras de trabalho (9%), certidões de nascimento (8%), carteiras profissionais (2%) e documentos de veículos (6%).
Para entregar documentos encontrados o cidadão deve se dirigir ao balcão branco de agendamento infantil. “Não precisa pegar senha é só vir e deixar o documento”, esclarece John Kenede Batista, servidor da divisão de Atendimento da OCA Rio Branco.
Em seguida os documentos são separados e catalogados e é feito um cadastro. Os servidores realizam contato com o cidadão para que possam resgatar seu documento.
Quando o cidadão se dirige à central para procurar o documento, é preciso retirar senha na recepção verde para que seja feita a busca nos documentos cadastrados.
Quem está com documento perdido também pode ligar e solicitar a consulta por meio do telefone (68) 3215-2411.