Ação de saúde traz pacientes do Juruá para exames na capital

Um total de 33 pacientes realizaram diversos exames no Hospital das Clínicas (HC) nesta semana. Eles são da Regional do Juruá e foram beneficiados por uma ação de apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio das equipes da Regulação do Hospital Juruá e HC, e parceria do Corpo de Bombeiros.

A iniciativa visa reduzir a demanda reprimida da saúde municipal e agilizar procedimentos de alta e média complexidades que na maioria dos casos são realizados na capital. Os pacientes, entre adultos e crianças, foram trazidos até Rio Branco em um ônibus cedido pelo Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul.

Exames como ressonância e tomografia com e sem contraste, eletroencefalograma e ecocardiograma foram alguns dos procedimentos realizados durante o mutirão, além do Bera, um exame para a avaliação auditiva com cerca de dez crianças.

A meta é zerar a fila de espera por procedimentos como esses no Juruá já em setembro, quando uma nova ação é preparada para trazer novos pacientes até Rio Branco.

Debora Maia é mãe do pequeno Tomás, de 5 anos. A criança, que é acompanhada pelo neuropediatra em Cruzeiro do Sul, aguardava ser chamada para fazer o exame auditivo havia cerca de quatro meses.

“A viagem foi ótima, mesmo não sendo fácil o deslocamento com criança pequena. Mas deu tudo certo e já estamos com o resultado do exame só para mostrar para a médica. Fico feliz em termos esse suporte do Estado por meio do TFD [Tratamento Fora de Domicílio]”, conta a mãe.

Para o secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda, o objetivo é fazer com que a espera por exames seja cada vez menor, mesmo os pacientes que estão no interior do estado. “Esse tipo de ação permite que os pacientes dos municípios possam ser atendidos com mais rapidez e qualidade. Não podemos deixar de mencionar a grande parceria com o Corpo de Bombeiros, que nos cedeu o ônibus para o transporte dessas pessoas.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter