Aberta ao público a exposição “A Leveza do Ser Feminino”

O olhar do cotidiano de mulheres e homens pelas lentes de cinco fotógrafas é o viés da exposição “A Leveza do Ser Feminino”, aberta ao público na manhã desta sexta-feira, 14, na Biblioteca da Floresta. O evento que marcou o lançamento oficial da mostra contou com a presença do governador Tião Viana e da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida.

Exposição apresenta o cotidiano de homens e mulheres pelo olhar diversificado de cinco fotografas (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Exposição apresenta o cotidiano de homens e mulheres pelo olhar diversificado de cinco fotógrafas (Foto: Luciano Pontes/Secom)

A proposta da exposição, que traz fotos feitas pelas profissionais Cinthia Davanzo, Nattércia Damasceno, Talita Oliveira, Val Fernandes e Wiviany Costa, surgiu de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Política para as Mulheres (SEPMulheres) e a Fundação Elias Mansour (FEM), por meio da Biblioteca da Floresta, com apoio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac).

O projeto faz parte da programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido dia 8 deste mês.

Talita Oliveira representou as demais colegas num pronunciamento durante a abertura oficial da mostra. “Agradecemos o convite que foi nos feito para participar deste trabalho. Foi um desafio, mas nós topamos, e quando concluímos conseguimos ver conexão entre as imagens. Ficamos felizes por ver que há uma ligação entre o que está sendo mostrado”, relatou.

mosaico_biblioteca

Concita Maia, responsável pela SEPMulheres, afirmou que o trabalho das fotógrafas tem a admiração e o reconhecimento por parte dos organizadores do evento. “O olhar é uma janela da alma, e elas conseguiram registrar o cotidiano com a alma. A exposição ficará todo o mês de março na Biblioteca da Floresta e depois será levada às escolas, para que os jovens possam ver esse olhar plural”, declarou a secretária.

Marlúcia Cândida disse que está certa de que os sentimentos e pensamentos das mulheres estarão mais expostos por meio da sensibilidade de cada fotógrafa que faz parte do projeto. “Mais expostos de maneira muito fina, requintada, com a pureza da alma. Desejo que todos que prestigiarem a exposição vejam os trabalhos com esse olhar”, comentou.

Tião Viana agradeceu o convite para participar do ato e parabenizou a ação que promove a cultura em espaços públicos. O governador afirmou que “a imagem é a captura do sentimento, e as mulheres enxergam muito além dos homens”.

Galeira de Imagens