Funtac e BMG firmam acordo para cooperação técnica

Empresa que fabrica fogão gerador de luz quer ampliar pesquisa e investimentos no Acre

gmf_0917.jpg

Cooperação técnica entre Governo e Grupo BMG vai ampliar projetos além do fogão gerador de energia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) assinou nesta terça-feira, 28, termo de cooperação técnica com o Grupo BMG para estudo e pesquisa tecnológica. O BMG quer ampliar seus investimentos no Acre e buscou apoio do Governo do Estado para avaliar, entre outros projetos, a possibilidade de produzir  briquete usando  resíduos de castanha e pó de madeira serrada. O briquete é utilizado na produção de energia em vários países da Europa.

O acordo foi selado na sede da Energer, empresa do Grupo BMG que fabrica o Bio Micro Gerador, fogão que ao mesmo tempo cozinha e produz eletricidade. O presidente do BMG, Flávio Pertagna, reuniu os 13 funcionários da Energer e diretores do BMG para anunciar os projetos. "Quero agradecer a todos vocês, que são os que fazem a empresa", disse o executivo. O diretor-presidente da Funtac, César Dotto, disse que o fogão é uma experiência consolidada. "Não estamos mais vendendo uma idéia", afirmou.

O Governo do Estado inicia em agosto a distribuição de 63 fogões aos moradores da Floresta Estadual do Antimary. A nova versão pode ter acoplada uma geladeira, porém equipamento não consta do kit do Bio Micro Gerador. As primeiras 27 unidades distribuídas há dois anos na Reserva Extrativista Chico Mendes foram bem avaliadas e serviram de piloto para a versão aperfeiçoada, que faz menos ruído e é capaz de gerar mais eletricidade.

Nesta quarta-feira, 29, o governador Binho Marques apresenta a maquete do gerador ao presidente Lula. A ministra Dilma Roussef e a diretoria da Agência Nacional de Eletricidade (Aneel) já deram parecer favorável à inclusão do Bio Micro Gerador no Programa Luz  Para Todos. O kit do fogão tem custo menor que o da placa solar, tecnologia também muito utilizada para levar eletricidade às comunidades isoladas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter