Plano Estadual de Preparação para Pandemia Influenza A é readequado

Até agora foram registrados 15 casos suspeitos no Estado, sendo um confirmado como Influenza A (H1N1), um como Influenza A Sazonal, 10  descartados e três aguardam resultado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira mais uma nota técnica relacionada à nova gripe (Influenza A H1N1). Em razão do aumento do número de casos registrados e da maior quantidade de informações sobre o vírus, o Ministério da Saúde emitiu novo protocolo com o objetivo de adaptar e padronizar as ações estaduais ao Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza.

No Acre, as novas diretrizes nortearam as mudanças no Plano Estadual de Preparação para a doença. As ações de vigilância devem estar mais voltadas para o manejo clínico, diagnóstico e tratamento de casos de doença respiratória aguda grave, investigação de surtos de síndrome gripal, monitoramento das internações e da mortalidade por influenza e pneumonias e vigilância da síndrome gripal em unidades sentinelas.

As medidas visam a detecção dos casos de maneira precoce, a redução da ocorrência de formas graves e de óbitos e o monitoramento das complicações da doença. A recomendação é de que as pessoas de qualquer idade que apresentarem doença respiratória aguda caracterizada por febre superior a 38°, tosse e falta de ar, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais, devem procurar os hospitais referência.

Em Rio Branco, a unidade referência é o Hospital de Urgência e Emergência; em Cruzeiro do Sul, o Hospital Regional; em Assis Brasil, a Unidade Mista de Saúde; em Plácido de Castro, o Hospital Manoel Marinho Monte; e em Brasileia, o Hospital Raimundo Chaar.

Até esta segunda-feira foram registrados 15 casos suspeitos em todo o Estado. Desses, um foi confirmado como Influenza A/H1N1, um como Influenza A Sazonal (de outro tipo de vírus), dez descartados e três estão aguardando resultado.

Leia aqui a Nota Técnica

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter