Prefeito inaugura escola rural na AC – 40

Comunidade vive agora novo momento com a garantia de educação de qualidade para as crianças

prefeito_escola.jpg

Prefeito Raimundo Angelim agradeceu a acolhida da comunidade ao receber a nova escola (Foto: Marcos Vicentti/Assessoria PMRB)

Por vários anos, os alunos da escola rural municipal Dr. José de Carvalho, na rodovia AC-40, estudaram em condições precárias. Primeiro em uma única sala, depois ampliada para duas, mas em madeira e sem condições de atendimento digno aos que ali estavam e às necessidades de vagas da comunidade.

Na sua primeira gestão, o prefeito Angelim deu prioridade à solução do problema e com o apoio de dois moradores do ramal Palheira, que doaram juntos pouco mais de 2 mil metros quadrados de área, ali foi construída uma moderna escola de ensino fundamental.

 

Na manhã desta segunda-feira, 20, o prefeito Raimundo Angelim participou da solenidade de inauguração da nova sede da escola, que conta com área construída de 595 metros quadrados, edificação em blocos separados ligados através de circulação coberta, com diretoria, secretaria e sala dos professores, quatro salas de aula e uma sala de leitura, parque infantil, estacionamento coberto, banheiros, escovódromo e bebedouro, além de pátio coberto para refeitório, cozinha, despensa e depósito de material de limpeza.

 

A comunidade do ramal Palheira fez questão de prestigiar a inauguração, que contou com a presença de vários secretários municipais e do presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Jessé Santiago. A escola funciona em dois turnos e tem capacidade de atendimento de 250 crianças do ensino fundamental, do pré-escolar à quarta série.

 

O presidente da Associação de Moradores do ramal, Francisco Pereira, agradeceu ao prefeito Angelim pelo investimento e disse que a comunidade vive agora um novo momento, com a garantia de escola de qualidade para as crianças da região.

 

"Antes, nossas crianças precisavam percorrer o ramal, ir até a estrada e atravessar a pista para estudar. Era um perigo, muitos pais evitavam matricular os filhos com medo de acidentes. Agora, não. Agora a escola está aqui, do nosso lado, e isso é muito gratificante e importante. Nós, da comunidade, só temos a agradecer o prefeito pelo apoio e lhe dar a garantia de que iremos cuidar deste patrimônio que não é da prefeitura, mas de todos nós", enfatizou Pereira.

 

O prefeito Angelim agradeceu a acolhida da comunidade e a cessão do terreno por dois de seus moradores – Adélia Moreira de Souza e o Aldair Oliveira -, em forma de doação, permitindo a construção de uma escola de qualidade e que irá beneficiar centenas de famílias.

 

"Essa doação é uma lição para todos nós, pois sabemos que a escola é o único meio de ter um futuro garantido, um espaço de formação de cidadãos. Não tenho dúvida de que os alunos que aqui permanecerem e prosseguirem em seus estudos terão melhores chances na vida no futuro", destacou o prefeito.

 

Um dos doares do terreno, Aldair Oliveira, disse que seu gesto foi em atendimento à necessidade da comunidade. "Meus filhos já estão formados, mas tenho netos. Minha nora é professora. Sei da importância da escola na vida das pessoas e fico feliz de poder ajudar nossa comunidade com um bonito espaço de estudo como esse", disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter