Programa promovido pelo Governo do Estado visa erradicar o analfabetismo e garante formação para pessoas de várias idades
Mais de 250 alunos que estudam no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova) em Sena Madureira participaram de um momento importante neste fim de semana: eles receberam o certificado de conclusão do curso.
No município, os alunos tiveram um êxito em mais de 60% em sua aprovação. No início do curso, muitos não sabiam nem assinar o nome e agora já estão lendo e escrevendo, como é o caso do aposentado Pelegrino Ferreira da Silva, de 72 anos, que mora no bairro Cristo Libertador. Segundo ele, o programa trouxe mais uma lição de vida. Depois que começou a estudar no Mova aprendeu a assinar seu nome e começou a descobrir o mundo da leitura.
"Estou muito contente, pois é como se estivesse nascido de novo e agora mesmo, com a minha idade, sinto-me um jovem que está sentado no banco da escola pela primeira vez, e não vou parar por aqui – pelo contrário, enquanto estiver vivo, estarei estudando", garantiu.
O coordenador do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação de Sena Madureira, Marcos Sampaio, afirma que a meta do Governo do Estado é levar um ensino de boa qualidade para todos. "Aqui em Sena estamos seguindo à risca este conceito. A prova está aí para todos verem, com aprovação em mais de 60% dos alunos que estudam no Mova em nossa cidade", disse.
O representante do coordenador do Mova no Acre, Vanduir Araújo, veio ao município participar do evento e falou da sua satisfação com a turma de Sena Madureira. "Estou feliz com os resultados alcançados pelos alunos do município", ressaltou.
O Mova é um programa realizado em vários estados brasileiros. No Acre, ele é promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Banco do Brasil, com o objetivo de erradicar o analfabetismo. Em Sena Madureira o Programa tem trazidos bons resultados para os alunos que estudam nos núcleos do programa.
Entre os mais de 250 alunos que receberam o seu certificado, professores também foram homenageados pela sua atuação na área educacional do município. A secretaria já esta abrindo vagas para as novas turmas que começam a partir do segundo semestre.