Instituto Dom Moacyr prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho

Acre lidera a lista nacional de matrículas no ensino profissional com uma política voltada para formação e que já traz resultados práticos na vida de muitos acreanos

instituto_dom_macir_foto_angela_peres_1.jpg

Thainnara Ramalho hoje é professora de informática

instituto_dom_macir_foto_angela_peres_7.jpg

Israel (em pé) abriu o próprio negócio na área de informática

instituto_dom_macir_foto_angela_peres_25.jpg

Elisângela Soares (no centro) é aluna do curso de auxiliar de enfermagem

Thainnara Ramalho tem dezenove anos e trabalha pela primeira vez como professora de informática. Israel Souza Borges abriu o próprio negócio há três anos. Elisangela Soares de Olveira trabalha na Secretaria de Saúde e tem a oportunidade de formação no curso de auxiliar de enfermagem. Esses são apenas alguns exemplos da atuação do Instituto de Educação Profissional Dom Moacyr. Implantado no Estado para atuar de maneira complementar a Secretaria Estadual de Educação, o Instituto atende a demanda de educação profissional.

A missão do Governo do Estado, através do Instituto Dom Moacyr (IDM), de garantir aos jovens e adultos trabalhadores o acesso à educação profissional pública de qualidade, integrada às políticas de desenvolvimento sustentável e inclusão social se reafirma a cada nova turma formada e posteriormente com a conclusão dos cursos. Em 2008 o Estado do Acre foi o que apresentou maior índice de aumento de matrículas na Educação Profissional do país. De acordo com o Censo Escolar, o acréscimo foi de 107,7% no comparativo entre 2007 e 2008, foram efetivadas 1.784 matrículas.

O IDM é uma autarquia estadual responsável pela execução das políticas públicas para a educação profissional no Estado e pelo acompanhamento da oferta dessa modalidade de educação por parte de outras instituições. O Instituto é constituído por uma Unidade Central e quatro Unidades Descentralizadas, sendo três em Rio Branco e uma em Cruzeiro do Sul.

O Instituto Dom Moacyr está implantando 13 núcleos de educação à distância na capital e municípios. O objetivo é atender 15 mil alunos até 2010. Atualmente, 8.086 estudantes cursam o ensino profissional. Em 2007 eram 3.934. “Nossa meta é mobilização o corpo técnico para garantir que a expansão extraordinária da oferta não implique em perda de qualidade”, destacou o presidente do IDM, Irailton Lima.

O Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira é o responsável por oferecer à comunidade cursos nas áreas de informática, gestão, serviços e artesanato em duas modalidades. Os cursos de Formação Inicial e Continuada têm carga horária é de 80 a 600 horas e necessitam de um itinerário formativo, no qual, os educandos são formados por módulos, como por exemplo, o curso de cabeleireiro, primeiro ele faz o de corte e modelagem e depois inicia o de química e escovas. Já nos cursos técnicos, a carga horária é de 800 a 1600 horas, e permite formação completa aos alunos, que já saem do curso aptos a desenvolver as atividades como técnicos.

A professora de informática, Thainnara Ramalho, é ex-educanda da Campos Pereira do curso de Web Design. “Esse é meu primeiro emprego. A experiência adquirida no curso foi essencial e realmente fez a diferença”. Já o empresário Israel Souza Borges montou o próprio negócio há três anos. Ele conta que no começo eram seis computadores em sua escola de informática, e agora são 28. “A visão de negócio, os conhecimentos, tudo veio depois de participar do curso de Gestão de Negócios”.

Na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha as demandas atendidas são na área de saúde, principalmente com cursos técnicos de Enfermagem, Odontologia, Saúde Comunitária, Radiologia, Vigilância em Saúde e Biodiagnóstico. O público alvo dessa unidade são os profissionais que já atuam no Sistema Único de Saúde.

“O governo tem investido na formação dos profissionais com a proposta de profissionalizar os serviços e oferecer melhores condições de atendimento aos usuários do SUS”, destacou a coordenadora-geral da Escola Técnica de Saúde, Ana Lúcia Abreu.

Já na Escola da Floresta Roberval Cardoso os educandos que participam dos cursos técnicos nas áreas Florestal, Agroflorestal, Agroindústria e Ecoturismo ficam no regime de internato para vivenciar as experiências necessárias ao aprendizado. A escola oferece ainda cursos de Formação Inicial e Continuada.

Em Cruzeiro do Sul, a unidade descentralizada do IDM, Centro de Formação e Tecnologia da Floresta (Ceflora), atua com a integração entre os saberes tecnológicos e os saberes dos povos da floresta, oferecendo cursos de Formação Inicial e Continuada em praticamente todas as outras profissionais dos CEP’s de Rio Branco. O Ceflora já formou 335 turmas e ofertou 5.610 vagas à comunidade na região do  Juruá/ Tarauacá/Envira  nas mais diversas áreas profissionais. 

instituto_dom_macir_foto_angela_peres_14.jpg

Através do Instituto Dom Moacyr, alunos participam de várias capacitações, como na área de informática

Expectativa é oferecer 15 mil vagas até 2010

instituto_dom_macir_foto_angela_peres_6.jpg

Presidente do IDM, Irailton Lima, garante que meta do Governo é ampliação dos serviços

De acordo com o diretor do IDM, Irailton Lima, a estimativa para esse ano é preparar para o mercado de trabalho 12 mil pessoas com cursos de habilitação técnica é formação inicial e continuada. Para 2010, com a implantação de seis novas unidades na capital e no interior a meta é expandir a oferta para 15 mil educandos.

“O Governo do Estado identificou que o crescimento do Acre baseado no desenvolvimento com preocupação ambiental e inclusivo, depende dos investimentos na formação profissional”, concluiu Irailton.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter