Acre realiza primeiro transplante de córnea

Funcionário público de 73 anos passa bem após receber novo órgão em cirurgia realizada sexta-feira na Fundhacre

coletiva_osvaldo_foto_sergio_vale1.jpg

Secretário Osvaldo Leal e a médica responsável pela cirurgia, em coletiva à imprensa (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Fundhacre realizou nesta sexta-feira, 26, o primeiro transplante de córnea no Acre. O funcionário público Gelson Vieira de Araújo, de 73 anos, foi operado das 14h às 16h pelos seis profissionais da equipe do Programa Estadual de Transplante de Córnea, chefiados pela oftalmologista Natália Moreno. “Fizemos o primeiro pós-operatório neste sábado. O paciente está reagindo bem, a infecção está controlada”, anunciou Natália, que se integrou ao programa no último mês de janeiro.

Gelson Araújo mora em Rio Branco, trabalha para a Secretaria de Estado da Saúde do Acre e contraiu uma úlcera ocular após decorrente de complicação de uma cirurgia de catarata. Após avaliação, a equipe da Fundhacre decidiu pelo transplante. O sucesso do procedimento, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Osvaldo Leal, se deve ao esforço do Governo em dotar o sistema de saúde local de todas as condições para redução das viagens e das filas por operações complexas.  “Esse bem-sucedido transplante significa que a gente se qualifica cada vez mais para oferecer procedimentos que são complexos e exigem equipamentos avançados”, disse Leal.

Em 2005, o Estado implantou o Programa Estadual de Transplantes, realizando transplante de fígado  entre pessoas vivas. Em 2008, o Governo do Estado aperfeiçoou a Fundhacre para novos procedimentos, incluindo investimentos que somam R$600 mil em equipamentos de alta complexidade.

Há quinze pacientes acreanos na fila nacional de transplantes. A partir de agora, todos eles serão operados na Fundhacre. A meta é que até o final todos os que estão na fila sejam transplantados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter