Projeto vai alfabetizar 400 pescadores no Juruá

Com apoio do senador Tião Viana, projeto denominado "Educação ao Alcance de todos" será financiado pela Fundação Banco do Brasil

Os pescadores de Cruzeiro do Sul vão ter acesso a um projeto de alfabetização específico cuja meta é alfabetizar 400 pescadores e dependentes e vai criar 20 empregos temporários de alfabetizadores das próprias comunidades ribeirinhas. Como explicou o presidente da Colônia de Pescadores Z1 de Cruzeiro do Sul, Elenildo de Souza Nascimento, "os próprios filhos vão ensinar os pais e ainda vão ser remunerados por isso".

O projeto denominado ‘Educação ao Alcance de Todos’ vai ser financiado pela Fundação Banco do Brasil Programa Brasil Educar que investirá recursos de R$ 150.081,00. Ele foi o único projeto de educação aprovado na Região Norte pela fundação. A proponente do projeto é a própria Colônia de Pescadores, com a articulação do gabinete do Senador Tião Viana. Outros parceiros ainda contribuirão com uma contraparte de R$ 80 mil.

A assinatura do convênio ocorreu na última semana, na Agência do Banco do Brasil em Cruzeiro do Sul, com a presença do gerente local, Antonimar Fernandes de Queiroz; o presidente da Colônia de Pescadores, Elenildo de Souza Nascimento; o assessor parlamentar do senador Tião Viana, Marcelo Ribeiro de Moura; articulador do projeto junto a Fundação Banco do Brasil, além de funcionários do banco, membros da direção da Colônia de Pescadores, representantes da Seaprof e  SEAP.

Grande conquista

Pelo próprio estilo de vida dos pescadores, por seu isolamento às margens dos rios e igarapés, um grande número de pescadores ainda não é alfabetizado. No dia a dia isto lhes causa grandes constrangimentos na hora de ler comunicados, assinar papéis. Isto justificou a busca pela Colônia de pescadores em parceria com o gabinete do senador Tião Viana, a busca de soluções. A expectativa nas comunidades de pescadores é grande. Todos aguardam o início das aulas com ansiedade. O treinamento dos alfabetizadores, segundo informa Elenildo, vai ser dado pela própria Fundação Banco do Brasil e deve acontecer em julho, para então ser dado início ao curso de alfabetização.

O presidente Elenildo expressa sua satisfação: Foi mais uma grande conquista nossa aoi a assinatura do convênio com a Fundação Banco do Brasil que de início vai alfabetizar  400 pescadores. Os professores sendo daqui é melhor. A gente fala a mesma língua e por isso fica mais fácil para essas pessoas. A gente está muito feliz é agradecemos nossos parceiros que têm se empenhado. Tem pessoas realmente interessadas em melhorar a vida das pessoas mais carentes, como o senador Tião Viana, o deputado Gladson Cameli, Samir Pinheiro do Ministério da Pesca, todos se empenhando por esta classe tão sofrida.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter