Determinação e esforço

Professor dá as dicas para se preparar para concursos

concrsos_foto_angela_peres_1.jpg

Alunos se preparam para concursos mesmo antes da abertura dos editais. (Foto Angela Peres/Secom)

Não é difícil conseguir uma vaga em concursos e garantir uma boa renda e a tão desejada estabilidade profissional. Para isso, basta ter determinação e estudar. Os resultados chegam, garantem os professores. Hoje em todo o Brasil, segundo o portal de informações da Globo, estão disponíveis mais de cinco mil vagas, prontas para serem ocupadas. No Acre, dois editais para nível médio estão abertos, cada um com 12 vagas (Banco do Brasil e Funasa).

Para o professor Gilberto Hadad, diretor do Curso Aprovação, os concursos têm uma fila de candidatos. "Quem estuda pode até não passar no concurso para o qual ele está estudando, mas a fila anda e uma hora ele passa. Só não passa quem não estuda, não se prepara. Este vai estar sempre no fim da fila", exemplificou.

E quem pretende garantir uma vaga está estudando de olho nos editais que não foram publicados mas já estão autorizados. "Temos mil vagas para a Polícia Civil, uma estimativa de 100 vagas para a Polícia Rodoviária Federal e 40 vagas para auditor fiscal da Secretaria de Fazenda. Além destes, tem os editais que devem ser liberados em julho, mas que ainda não foram anunciados", disse o professor.

Uma dica para que está de olho numa das vagas oferecidas é se preparar desde cedo, mesmo que o edital não esteja aberto. "Procure se interar do conteúdo através de editais anteriores e comece a estudar para não ficar para trás. Se puder fazer um cursinho é perfeito. Não é um investimento alto, pois aqui no Acre este mercado ainda custa pouco. Por R$ 170 você se prepara para o concurso da Polícia Civil e se não for aprovado nós devolvemos o dinheiro", disse o professor.

A fórmula de Alex Queiroz da Silva para conquistar uma vaga funcionou. Ele se dedicava em média seis horas por dia aos estudos. "Cada um tem um jeito de estudar. Eu estudava duas horas e dava um intervalo. Depois começava de novo. Não conseguia estudar por muito tempo seguido". Alex é formado em Engenharia Florestal e prestou a prova do concurso que pleiteava em novembro.

A dica para se preparar para os concursos, segundo Alex, é começar por um bom cursinho. "Ainda não há em Rio Branco uma cultura de escolas preparatórias para concurso. Na minha opinião eles seguem os editais e procuram se preparar só depois que o edital abre, quando já não há tanto tempo hábil para isso. O lance é ouvir um boato de concurso e correr atrás do material, das provas anteriores. Outra coisa importante é conhecer a instituição que vai aplicar a prova, pois cada uma tem uma característica", comentou.

{xtypo_rounded2}

Algumas dicas: 

  • Teste seus conhecimentos em provas de concursos anteriores do órgão para o qual escolheu concorrer.
  • Dê ênfase a matéria de maior peso ou a que tiver maior dificuldade.
  • Compre livros atualizados e específicos. Apostilas ajudam e direcionam mas não se restrinja a elas.
  • Consulte o sitio da instituição que escolheu para obter detalhes da sua criação (se autarquia, fundação, sociedade de economia mista).
  • Analise a maneira que cada organizadora de concurso aborda os assuntos.
  • Concentre-se num nível compatível com seus conhecimentos.
  • Mantenha o foco ao escolher uma área de atuação;
  • Mantenha-se informado sobre a política nacional, ações da Policia Federal e manchetes de revistas formadoras de opinião.
  • É sempre bom fazer algum investimento em cursinhos, pois eles estão sempre informados sobre as novas fórmulas de eliminação encontradas pelas organizadoras.


Fique atento a estes links:

  {/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter