Representantes do poder público, trabalhadores e sociedade civil de quatro municípios discutem juntos como melhorar a segurança no Acre
Pela primeira vez na história do Brasil, policiais, bombeiros, agentes penitenciários, promotores de justiça, líderes comunitários, professores, estudantes, parlamentares e gestores públicos, se reúnem para decidir juntos, o que deve ser feito para garantir segurança com cidadania em todo o país. No Acre aconteceu hoje, em Brasiléia a 1ª Conferência Regional de Segurança Pública do Estado. Representantes do poder público, trabalhadores e sociedade civil dos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil estiveram juntos nessa discussão que interessa a toda sociedade.
Direito fundamental do cidadão, a segurança pública é hoje uma das principais preocupações dos brasileiros. E para que toda a sociedade, servidores da segurança pública, igrejas, mídias e poder público, possam contribuir na formulação de políticas de inclusão social, o Governo Federal através do Ministério da Justiça realizará em agosto, a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública que será um instrumento de participação e mobilização social.
Dentre os objetivos específicos, destacam-se o fortalecimento do conceito de segurança como direito humano; definir as prioridades para a implementação da política nacional de segurança pública, contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública; para a implementação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e para valorização do conceito de segurança com cidadania entre os estados e municípios. Além de promover, qualificar e consolidar a participação da sociedade civil, trabalhadores e poder público no ciclo de gestão das políticas públicas de segurança.
Os prefeitos de Brasileia, Leila Galvão, e Epitaciolândia, José Ronaldo, além de representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Policias Federal, Civil e Militar, Ministério Público, deputado Estadual Delorgem Campos representando a Assembleia Legislativa, vereadores dos municípios da regional, e representantes de movimentos sociais chegaram a conclusão de que o Alto Acre tem um papel importante nesse enfrentamento à violência por sua localização geográfica.
Durante a Conferência foram eleitos os representantes da sociedade e também os delegados. A divisão por eixos temáticos e a escolha dos princípios e diretrizes essenciais para a área de segurança pública também estiveram entre as discussões do encontro. Os delegados eleitos nas conferências regionais serão indicados pelo Estado a representar o Acre na Conferência Nacional de Segurança Pública que acontece em Brasília no mês de agosto.