Sesacre mobiliza população para Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Ações visam identificar vírus B e C entre a população e divulgar formas de prevenção

O Programa Estadual de Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde realiza de hoje a 22 de maio, em parceria com as secretarias Municipais de Saúde, ações para detectar portadores do vírus de hepatite B e C,  reduzir a taxa de mortalidade por cirrose e câncer de fígado, imunizar a população que ainda está suscetível e orientá-la para as formas de prevenção e controle. As atividades são relacionadas ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, 19 de maio.

Em vários pontos de Rio Branco e em outros municípios acreanos serão feitos testes rápidos para diagnosticar os vírus B e C, coleta de sangue destinado à sorologia, postos de vacinação, distribuição de panfletos em todas as unidades de saúde, carro com propaganda volante, palestras nas instituições de ensino e unidades de saúde. 

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais, Mônica de Abreu, o Acre apresenta altas taxas de mortalidade por hepatites virais em relação ao Brasil, por isso "eventos como estes são importantes para identificar e prevenir a doença grave e silenciosa que afeta o fígado". "A nossa meta é realizar 5 mil testes de hepatites na população e informar as pessoas sobre as medidas de prevenção e controle, pois a orientação é a única maneira de evitar novos casos", declara. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter