Sesp mobiliza vale do Juruá para a 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública

Juruá está inserido na Regional I, composta pelos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo

A equipe de mobilização da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública (Conseg) se reúne no Vale do Juruá com representes do Poder Público do Estado e dos municípios para finalizar os preparativos das conferências Municipal e Regional. O vale do Juruá está inserido na Regional I, composta pelos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo.

A coordenadora executiva da Conferência Estadual, Catharine Neves, e o gestor público Eliésio Mansor, se reuniram neste sábado no Centro de MultiUso, em Mâncio Lima  com o vice-prefeito Eriton Maia de Macedo e a secretária municipal de Assistência Social Ângela Maria da Rocha. O agente de polícia Civil Rogério Correa Moais e o Tenente-PM S. Araújo representaram na reunião o poder público. 

A sociedade civil ganha voz através do presidente da Associação Comercial, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do adolescente, Associação das Igrejas, Centro de Assistência Social. Ao término da reunião a equipe se deslocou para o município de Rodrigues Alves, onde outra reunião com a mesma pauta foi realizada no Centro de Florestania.

Atividades semelhantes estão confirmadas em Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter até esta segunda-feira. A Conferência Municipal de Cruzeiro do Sul acontece entre os dias 25 e 26 de maio e a Regional está marcada para o dia 27. A Conferência Municipal é de responsabilidade do município. A Conferência Regional, envolvendo os demais municípios da região é de responsabilidade do Estado.

Isto ocorre pelo fato de Cruzeiro do Sul ter mais de 200 mil habitantes e ser beneficiado com Programa Nacional de Segurança com Cidadania o (Pronasci), o que lhe garante o direito de sediar Conferência Municipal e eleger seus delegados para a Conferência Estadual, prevista para a segunda quinzena de julho em Rio Branco.

Os delegados dos demais municípios da região são indicados dentro dos critérios estabelecidos pelo Regimento Interno da Conferencia Nacional de Segurança Pública que estabelece a presença de 30 por cento de representes do Poder Público, 30 por cento de representantes dos trabalhadores em Segurança Pública e 40 por cento de representantes da sociedade Civil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest