Produtores da Bonal terão curso de apicultura

Treinamento beneficiará 17 assentados entre homens e mulheres e será ministrado por apicultores que trabalham há mais de 20 anos no trabalho

 

O Governo do Estado, através da seção de Manejo de Fauna da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Extensão Agroflorestal (Seaprof), realizará de 26 a 29 de maio, no Projeto Nova Bonal, a 76 quilômetros de Rio Branco, o curso Capacitação Inicial em Apicultura. A capacitação será coordenada por apicultores acreanos.

A comunidade do Projeto Nova Bonal é a primeira a manifestar interesse por essa atividade. Segundo a veterinária, Maria Edna Costa, gerente da Seção de Manejo de Fauna da Seaprof, as condições biológicas da área são favoráveis, o "pasto apícola" é abundante e a conformação agrária do projeto de assentamento são fatores favoráveis a atividades dessa natureza.

O treinamento beneficiará 17 assentados entre homens e mulheres e será ministrado pelos apicultores Genival Maia e Engelberto Flach, vulgo "Polaco", este último ha 20 anos trabalhando com apicultura em Santa Catarina, Rondônia e a 9 anos no Acre, onde encontrou as melhores condições climáticas e biológicas para a criação de abelhas, cuja produtividade, tão elevada, vem permitindo o quase absoluto sustento da família. Sua propriedade está situada no Ramal Gavião, quilômetro 3, na altura do km 82 da BR-364, sentido Sena Madureira. Francisco Genival Maia do Carmo iniciou aqui mesmo a atividade apícola. É criador de abelhas do tipo apis.

"Não poderíamos encontrar melhores instrutores" disse a Médica Veterinária Maria Edna Costa. Esse treinamento é o primeiro de uma série que se pretende promover em todo o Estado. Simultaneamente aos treinamentos e instalação de apiários a SEAPROF estará, por intermédio de seus técnicos de campo, identificando e cadastrando os criadores existentes em todo o Estado, com vista à organização da classe, incentivando toda a cadeia produtiva.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter