Acre é campeão em homogeneidade e terceiro em cobertura vacinal contra a gripe

Começa segunda etapa da vacinação, e agentes de saúde farão busca ativa por idosos com dificuldade de locomoção

osvaldo__leal_foto_angela_peres_.jpg

Secretário de Saúde, Osvaldo Leal, apresentou bons índices de cobertura vacinal do Acre (Foto: Angela Peres/Secom)

O Acre foi o Estado campeão em homogeneidade da vacinação contra a gripe em pessoas com mais de 60 anos. Quatorze dos 22 municípios atingiram a meta de imunização estipulada pelo Ministério da Saúde. A primeira fase da campanha, iniciada em abril, encerrou-se dia 8, e durante esse período a vacina ficou disponível em todos os postos de saúde. Na segunda etapa, que começa a partir desta segunda-feira, 11, haverá busca ativa feita pelos agentes de saúde, e se for preciso, os idosos com dificuldades em locomoção serão vacinados em casa.

Na primeira fase da campanha faltaram menos de 800 idosos para que o Estado atingisse a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. A população acreana acima de 60 anos é de 42.241 pessoas, sendo que foram vacinados 32.392 idosos.

“A meta do ministério para toda a campanha é de 80% da nossa população idosa e faltaram menos de 800 pessoas para que atingíssemos a meta nessa primeira fase. Os bairros e comunidades rurais com baixo nível de vacinação terão atenção especial dos agentes de saúde. Além do primeiro lugar em homogeneidade, fomos o terceiro Estado em cobertura vacinal. São números significativos”, disse o secretário de Saúde, Osvaldo Leal.

Na primeira etapa da campanha foram vacinadas 76,68% da população acima de 60 anos. “A meta que o Acre coloca é de vacinar 95% das pessoas acima de 60 anos, mesmo que a exigência do Ministério da Saúde seja de 80%. Acreditamos que conseguimos atingir esse percentual, dada nossa estratégica de vacinação – que conta com o apoio da imprensa, fundamental para difundir informações sobre a importância do ato de vacinar – e também porque essa é uma margem mais segura para se trabalhar. As pessoas também estão mais conscientes de que a vacina serve para prevenir doenças e não o contrário”, comentou o secretário.

A vacina contra a gripe continua disponível nos postos de saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter