Tudo pronto para a Bienal do Livro e Feira da Literatura na Floresta

Primeira edição já está com a programação completa

leitura.jpg

Evento será uma oportunidade para conhecer novas obras e novos autores, em uma extensa programação cultural (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Poucos eventos culturais são tão completos quanto uma Bienal do Livro. O nome nunca pode ser levado ao pé da letra – uma Bienal não traz apenas um retrato da literatura de ontem, hoje e sempre, mas também uma série de eventos que estão ligados a quase todas as ramificações da cultura e da arte. E assim será a Bienal do Livro e Feira da Literatura na Floresta – a primeira Feira Nacional do Livro no Estado do Acre, que será realizada em Rio Branco, de 29 deste mês a 7 de junho.

Numa reunião realizada entre os organizadores da Feira, a Fundação Elias Mansour e a RBTrans, detalhes de segurança, logística e trânsito foram acertados. Quase tudo está pronto e confirmado. O estacionamento da Polícia Militar e a Praça da Revolução, no Centro da cidade, serão os espaços onde ficarão as 40 barracas com exposição e venda de livros. Além disso, eventos culturais acontecem na Biblioteca Pública Estadual, Theatro Hélio Melo, Teatro de Arena do Sesc, Auditório da Prefeitura de Rio Branco e outros espaços.

Ampla Programação

A Bienal do Livro traz uma programação vasta que planeja atrair 45 mil visitantes e vender mais de cinco mil livros. Além da feira, estão programadas oficinas, palestras, mesas-redondas, encontros, sessões de autógrafos, cinema, apresentações artísticas, exposições de arte, exposição de artes plásticas e recital de poesia.

Todos os escritores convidados também estão confirmados. São eles: Fernando Monteiro, Alexei Bueno, Gilberto Mendonça Telles, Márcio Souza, João de Jesus, Jorge Tuffic, José Ignácio de Loyolla, Luiz Galdino, Cláudio Oliveira, Cláudio Aguiar, Celso Sisto, Hidelberto Barbosa, Francisco Dantas, Maria Lúcia dal Farra, Homero Fonseca, Raimundo Carrero, Marcos Accioly, Nelson Patriota, José Castilho Marques Neto, Antonio Roberto Bertelli, Fábio Lucas, Luis Ruffato e Francisco Gregóriom, além de vários autores acreanos.

Nas palestras, serão abordados, entre outros, temas como jornalismo cultural, literatura nordestina, a mulher na literatura brasileira, a literatura de cordel, literatura infantil e a moderna poesia brasileira. Também serão oferecidas oito oficinas, entre elas a de Editoração de Livros, Contadores de Histórias, Produção e Difusão da Cultura, Literatura e Cinema, Literatura Infanto-Juvenil e História em Quadrinhos. Além dessas, também será oferecida uma oficina especial de Criação Literária.

As apresentações artísticas envolverão peças teatrais, contação de histórias, recitais de cordel, aulas e muita música com concertos de quartetos, quintetos, sextetos de metais, cordas ou mistos, grupos de jazz e chorinho, corais e um grande concerto com a Orquestra Sinfônica do Acre. Uma das atrações que promete intensa interação entre autores e público é A Voz do Poste, que será a leitura de poemas através do sistema de alto-falantes instalados no interior da Feira para anunciar a programação e notícias.

O contato com escritores também será intenso, com sessões de autógrafos, conversas e mesas-redondas. Temas como A Política de Leitura nos Sistemas de Cultura e Educação do Acre e A Integração do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas com as Bibliotecas do Sistema Estadual e Municipal de Educação serão discutidos pelos convidados e o público, dando espaço também para os autores acreanos, que terão um encontro exclusivo. Serão atividades que ninguém pode perder, num evento que promete ser único.

Confira a programação completa de palestras, oficinas, mesas-redondas, debates e sessão de autógrafos.

Confira a programação completa de apresentações musicais do evento.

Confira a programação completa de atividades de cinema e literatura.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter