As sacolas retornáveis evitam que milhares de sacolas plásticas sejam despejadas no meio ambiente
Em uma iniciativa que contou com o apoio técnico do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o Supermercado Araújo lança nesta quarta-feira, às 9 horas, na sede localizada no bairro Aviário, as suas sacolas ecológicas. As sacolas retornáveis evitam que milhares de sacolas plásticas sejam despejados no meio ambiente e são um bom incentivo à consciência ambiental dos acreanos.
As sacolas são fabricadas de algodão puro e pintadas com tinta ecológica, têm capacidade para cinco quilos e serão vendidas em todas as unidades do Supermercado Araújo. Para garantir a produção das sacolas foi firmada uma parceria com as costureiras da Área de Preservação Ambiental do Amapá. E a pretensão é que a proposta seja expandida e possa gerar mais empregos em comunidades.
Elas possuem na sua estampa a logomarca do Parque Estadual Chandless, que é uma unidade de conservação de proteção integral. O Parque compreende uma área com ampla biodiversidade, resguardada pelo poder público para a garantia da conservação das espécies e uma melhor qualidade de vida para população acreana.
A Chefe da Divisão do Sistema Estadual de Áreas Protegidas, Silvana Souza afirma que "a ideia é que a sociedade possa mudar de hábito e fortalecer as práticas sustentáveis. Pois nós já temos uma cultura com o uso das sacolas, mas ela é uma grande vilã no efeito estufa e por isso nós precisamos ter uma preocupação com nossa realidade".
Foi feito um estudo no supermercado sobre o uso das sacolas e concluiu-se que a média são 10 sacolas por cliente, assim como o consumo médio mensal de uma pessoa é de 1700 sacolas. A redução do uso de sacolas plásticas reflete uma responsabilidade com o meio ambiente, pois os sacos plásticos demoram até 500 anos para se decompor, causando um grande impacto ambiental.