Com Lula e Alan Garcia no Acre, o sonho da integração ganha mais força

"Nosso Estado tem tudo para se transformar num pólo estratégico para o desenvolvimento sustentável dessa região fronteiriça do Peru e do Brasil", diz o governador Binho

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Binho e Lula recebem presidente do Peru para tratar de acordos bilaterais que promovem a integração entre os dois países (Foto: Sérgio Vale/SECOM)

Os Presidentes Lula e Alan Garcia encontrarão nesta terça-feira, 28, um Acre pronto para tornar-se o pólo estratégico do desenvolvimento desta parte da América Latina. São vários os atributos, entre eles o grande corredor que se forma com a BR 317, a Estrada do Pacífico, já completamente asfaltada em território acreano, e a BR 364, que liga a região Sul do Brasil à Cruzeiro do Sul, na fronteira com a região peruana de Pucalpa. Nessa rodovia, os investimentos somam mais de R$ 950 milhões até 2010.

Trata-se efetivamente de o Acre ser o pólo estratégico especialmente porque a BR-364 cria para a Rodovia Interoceânica (Estrada do Pacífico) uma variável de acesso para o extremo oeste do Acre, abrindo a real possibilidade de um novo eixo de integração sulamericana a partir do Vale do Juruá. A BR-364 é um esforço e compromisso pessoal de Lula com o povo do Acre. O presidente a inseriu como prioridade absoluta no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e todos os recursos para a concretização do projeto já estão consolidados. PAC é um programa de desenvolvimento que vai promover a aceleração do crescimento econômico; aumento do emprego; melhoria das condições de vida da população brasileira. O programa consiste em um conjunto de medidas destinadas a incentivar o investimento privado; aumentar o investimento público em infra-estrutura; remover obstáculos (burocráticos, administrativos, normativos, jurídicos e legislativos) ao crescimento. O PAC depende da participação do Executivo, Legislativo, dos trabalhadores e dos empresários.

O projeto de integração é completo em sua essência porque abrange todos os meios de transporte. Nesse contexto, o Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, que será inaugurado pelo Presidente Lula nesta terça-feira, significa a implantação de operações de transporte multimodal, criando, segundo o governador Binho Marques, novas e muitas possibilidades de negócios.

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A BR-364 é um esforço e compromisso pessoal de Lula com o povo do Acre. (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A infra-estrutura já implantada permite a criação de meios de um intercâmbio mais regular nesta região de fronteiras. Um bom exemplo disso é a implantação da linha de ônibus entre Rio Branco e Porto Maldonado, que será também oficializada por Lula e Alan Garcina. Além disso, vôos regionais regulares entre Rio Branco e Porto Maldonado, Cruzeiro do Sul e Pucalpa devem ter sua avaliação ampliada a partir de compromissos entre os dois Presidentes.

O encontro entre os dois Chefes de Estado resultará no documento Compromisso de Rio Branco, o que ressaltará a importância e o interesse  pela iniciativa do Governo do Acre para implantação do Porto Seco de Rio Branco, com investimentos superiores a U$$ 2 milhões.  "Trata-se de uma solução de logística inteligente que, além de atender as necessidades regionais e fronteiriças, constitui uma alternativa imediata aos congestionados postos alfandegários do sul e sudeste do Brasil", afirmou o governador Binho Marques.  O esforço do  Peru no processo de integração é  um exemplo ao mundo de como se deve lutar para se  vencer o desafio de construir uma rodovia que multiplica a dificuldade  de cruzar a Cordilheira dos Andes por muitas adversidades mas principalmente pelo  clima da Amazônia.

Presidentes encontrarão no Acre ambiente pronto para o desenvolvimento justo, limpo e sustentável

Há mais de uma década o Governo do Acre empreende esforços para consolidar uma economia limpa, justa e competitiva. Os primeiros resultados começam a ser sentidos com a industrialização de produtos florestais não-madeireiros e o manejo florestal sustentável, empresarial e comunitário. Durante os dez anos das administrações de Jorge Viana e Binho Marques, o Produto Interno Bruto (PIB) do Acre mais que dobrou como reflexo dos investimentos públicos voltados para a infra-estrutura econômica e social do Estado.

Os investimentos em obras de infra-estrutura social e econômica são apontados como um dos mais consistentes do Brasil. Em quatro anos (2007-2010) calcula-se que esses investimentos cheguem a US$ 2,5 mil dólares per capita. Com isso, está criado um ambiente altamente favorável aos investimentos privados. De acordo com o Governo do Estado, o fortalecimento da economia  nunca deixa de vir  acompanhada pelo compromisso social de incluir as comunidades e famílias mais pobres ao processo produtivo. Os mais importantes indicadores apontam que é esse o rumo, entre eles os da educação: o Acre, que dez anos atrás era o último no ranking nacional da qualidade do ensino, hoje desponta entre os 10 melhores estados em oferta e qualidade de ensino público.

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O Governador Binho Marques anuncia que o acesso às novas tecnologias ficará ainda mais fácil a partir do projeto de internet livre que começa a ser implantado na capital e será estendido para todos os municípios do Estado (Foto: Sérgio Vale/SECOM)

Rio Branco é uma capital que não pára de se modernizar e de ampliar as possibilidades na área do conhecimento. O governador Binho Marques anuncia que o acesso às novas tecnologias ficará ainda mais fácil a partir do projeto de internet livre que começa a ser implantado na capital e será estendido para todos os municípios do Estado. "É este o ambiente que os presidentes Alan Garcia e Lula encontrarão no Acre. Nosso Estado tem tudo para se transformar num pólo estratégico para o desenvolvimento sustentável dessa região fronteiriça do Peru e do Brasil".

"Não há melhor momento para investir que este", diz líder empresarial

A visita de Lula e Alan Garcia ao Acre traz grandes e reais possibilidades de investimentos pela iniciativa privada. A localização estratégica do Acre, lembra o empresário George Pinheiro, presidente da Federação das Associações Comerciais do Acre (Federacre), envolve um mercado de 35 milhões de pessoas em pelo menos cinco países. "Não há melhor momento que este. É o momento das empresas decidirem por parcerias com os peruanos", disse Pinheiro. "E não há prova política maior que essa: mais de vinte anos depois, dois presidentes voltam a se encontrar no Acre".

O desenvolvimento estará assegurado com energia limpa e eixos modais que conectam a região aos centros de produção e consumo.  Lula e Garcia anunciam a implantação de complexos energéticos de  custo estimado de US$ 4 bilhões, investidos pela iniciativa privada. O projeto  envolve as usinas hidrelétricas de Inambari, com potência de 2.000 megawatts;  Sumabeni (1.074 MW), Paquitzapango (2.000 MW), Urubamba (940 MW), Vizcatán (750 MW) e Cuquipampa (800 MW).

Cerca de 200 empresários do Acre, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas  devem participar do  Fórum Empresarial Brasil-Peru, que será aberto no Teatro Plácido de Castro  pelo governador Binho Marques o presidente Alan Garcia a partir das 10h de terça-feira,28.  

Os mapas mostram a localização estratégica do Estado do Acre no contexto Amazônico e sulamericano e os projetos de desenvolvimento que se somam aos outros que serão lançados nesta terça-feira por Lula e Alan Garcia.

Além do rio Juruá, rios da BR 364 ganham ponte

O Presidente Lula autoriza nesta terça-feira a construção da ponte  sobre o rio Juruá, mas esta não é a única grande ponte que será construída pelo governador Binho Marques para concluir a ligação por asfalto entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Em breve, Binho Marques autoriza a construção das pontes sobre os rios Purus, Tarauacá e Envira. A construção das cinco pontes até Cruzeiro do Sul representará um investimento aproximado de R$ 240 milhões.

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Maquete da ponte sobre o Rio Juruá

Saiba como será cada uma das novas pontes que serão construídas pelo Governo do Acre em parceria com o Governo Federal:

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PURUS

R$ 37,59 milhões

Extensão total: 407m

Largura do tabuleiro: 12,8m

Faixas de rolamento: 2

Passeios: 2

Gabarito de navegação: 12m

Estrutura principal: ponte em viga caixão de concreto protendido com vão central de 100 metros construída em balanços sucessivos.

Estruturas de Transição: Ponte em grelha mista de vigas metálicas e laje de concreto armado com cinco vãos de 35,40 m.

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ENVIRA

Extensão: 300m

Largura do Tabuleiro: 14,4m

Faixas de Rolamento: 2

Passeios: 2

Gabarito de Navegação: 8m

Estrutura principal: Ponte extradorso com dois planos de 8 cabos externos, vãos de 65,50 metros, 100 metros  e 65,50 metros, com  quatro mastros de 14,9 m, construída em balanços sucessivos.

Investimentos de R$ 53,27 milhões somando a ponte sobre o Igarapé Diabinho e os acessos às pontes.

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TARAUACÁ

R$42,44 milhões

Extensão: 300 metros

Largura do Tabuleiro: 14,4 metros

Faixas de Rolamento: 2

Passeios: 2

Gabarito de Navegação: 8 m

Estrutura principal: ponte extradorso com dois planos de 8 cabos externos, vãos de 65,5m, 100m e 65,5m, quatro mastros de 14,9m, construída em balanços sucessivos.

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JURUÁ

R$ 120.888.360,81

Extensão: 550 metros

Largura do Tabuleiro: 17,8m (vãos de acesso) e 20,2m (vão estaiado).

Faixas de Rolamento: 4

Passeios: 2

Gabarito de Navegação: 13,5m

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