Com o tema "Gravura, porque gravura", artista falará sobre seu trabalho e irá expor algumas das suas principais obras ao longo de 31 anos de carreira como gravador
Nesta próxima sexta feira, dia 17 de abril, às 18h e 30min, no Cineclube da Usina de Arte João Donato, André de Miranda irá ministrar a palestra "GRAVURA, POR QUE GRAVURA?", onde falará sobre seu processo de trabalho, contará sua trajetória e abordará as questões da gravura na contemporaneidade.
André irá expor algumas de suas principais xilogravuras ao longo de 31 anos de carreira como gravador e será exibido um vídeo de 8 minutos, gravado em 2007 em seu ateliê de Curitiba.
Os participantes também poderão apreciar os resultados da Oficina de Xilogravura – Técnica da Matriz Perdida, ministrada pelo artista aos alunos do Curso de Artes Plásticas, na Usina de Arte de 13 a 17 de abril.
André de Miranda já realizou mais de 200 exposições entre individuais e coletivas e desde 1976 vem participando de Salões e Bienais de gravura no Brasil e no exterior.
Estudou xilogravura com Ciro Fernandes, J. Borges e Anna Carolina Albernaz, gravura em metal com Heloisa Pires Ferreira e Marcelo Frazão, além de ter convivido em diversos ateliês de gravura, desenho e pintura no Rio de Janeiro, dentre eles: Frank Shaeffer e Augusto Rodrigues.
Suas obras se encontram em importantes acervos de museus e galerias da Suécia, França, Portugal, Espanha, Romênia, Polônia, Japão, Argentina e Brasil.
Frequentemente ministra palestras e cursos de xilogravura em diversas regiões do Brasil. Recebeu inúmeros prêmios, destacando em 2003 o prêmio no 8º Salão Internacional de Gravura el Caliu – Olot – Girona, Espanha. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Usina de Arte: usinadearteac@gmail.com
Contato com o artista: mirandart@gmail.com