Formação composta por quatro módulos abrangerá todas as unidades escolares da rede estadual urbana e rural (escolas com mais de 100 alunos) de Ensino Médio dos municípios acrianos
Cerca de 150 professores do ensino médio da rede pública estadual de ensino de Rio Branco e 25 que atuam como formadores nos municípios concluíram na última sexta-feira, 27, o primeiro módulo de formação continuada em Língua Portuguesa e Matemática oferecida pela Secretaria de Estado de Educação-SEE. Nesta primeira etapa, os participantes realizaram uma reflexão da prática pedagógica destas disciplinas no ensino médio.
A formação composta por quatro módulos abrangerá todas as unidades escolares da rede estadual urbana e rural (escolas com mais de 100 alunos) de Ensino Médio dos municípios acrianos. Serão beneficiados com esta iniciativa cerca de 23 mil alunos em todo Estado e mais de 600 docentes.
Para o professor Alcione Ferreira, do município de Epitaciolândia, o curso vai propiciar um maior direcionamento na solução dos problemas vividos pelos docentes no dia a dia. "As escolas agora vão contar com profissionais capacitados para se aprofundarem no ensino da matemática e de português e nas questões pedagógicas de forma mais específica", ressaltou.
As ações de formação continuada que a SEE vem promovendo com docentes destas áreas visam o acompanhamento do trabalho de sala de aula, orientados a partir da avaliação feita com os alunos. Com base nos resultados destas avaliações, os professores poderão planejar suas aulas considerando o que sabe e o que precisam aprender os seus alunos, tendo como referência as propostas curriculares e as capacidades estabelecidas para cada série do ensino médio.
No mês de abril, os professores voltam a se reunir para continuar dando sequência as oficinas. Os outros módulos estão previstos para acontecerem nos meses de maio e junho. Depois de concluída a formação, os técnicos da SEE (03 de Português e 03 de Matemática) irão fazer a multiplicação no interior do Estado.