O voo do Tião

"Assim deve ser o voo do Tião. Cada vez mais ético, mais esperançoso, mais transparente e limpo, longe do alcance dos roedores de dignidade."

binho_marques_2009_marco.jpg

Uma geração que um dia foi chamada de "meninos do PT" mudou a política do Acre, amadureceu no Governo e realiza melhorias significativas para o nosso povo. Mas o rótulo "meninos do PT" era duplamente injusto, porque além de meninas como Marina Silva, excluía o DNA suprapartidário da Frente Popular.Pela capacidade de realização dos nossos governos, também criaram uma mania de citar essa ou aquela obra como a mais expressiva da Frente Popular.

Fala-se de estradas, economia, educação. Mas para mim a conquista mais importante da nossa geração foi reunir um grupo de pessoas capazes de colocar o Acre acima dos seus projetos pessoais. Isto é a raiz da nossa luta.

Para não cometer inevitáveis omissões, ilustro a qualidade deste grupo lembrando que nele se reuniam desde sonhadores universitários de classe média até trabalhadores formados na mais dura realidade da vida, como Chico Mendes.

Trazer essa decisão até aqui custou muito trabalho, provações e até sacrifícios a muitos daqueles meninos e meninas de tempos atrás. É claro que chutamos muitas bolas fora, mas nunca abrimos mão da esperança nem do dever ético.

Por isso chateia quando figurinhas carimbadas por todo tipo de vício político aprontam confusões como esta criada contra o senador Tião Viana, depois que ele disputou a presidência do Senado e defendeu lá a mesma renovação que fizemos aqui.

Da mesma forma que, na falta de idéias alternativas, apostam no "quanto pior melhor", políticos de baixa qualidade sempre tentam nivelar tudo por baixo.

O mandato do senador Tião Viana é um apoio seguro em  Brasília. Busca recursos, articula políticas públicas, agiliza processos decisivos para as realizações dos nossos governos. É assim comigo e foi assim com o ex-governador Jorge Viana. Essa contribuição também acontece com o governo do presidente Lula, inclusive em relação a chamada governabilidade, por sua interlocução acreditada no Plenário e na opinião pública nacional. Ao lado da senadora Marina Silva e dos companheiros na Câmara dos Deputados, Tião resgatou nossa bancada Federal como uma instância da política acreana respeitada pelo Brasil e indispensável para o Estado.

{xtypo_quote_right} Assim deve ser o voo do Tião. Cada vez mais ético, mais esperançoso, mais transparente e limpo, longe do alcance dos roedores de dignidade{/xtypo_quote_right}Graças a Deus, conseguimos mudar e melhorar o Acre porque, vinte anos atrás, reunimos aquele grupo disposto a fazer política colocando uma causa coletiva acima dos nossos projetos pessoais. Uma causa coletiva que nos exigiu resistência e agora pede paciência. Nesse momento, pede muito mais do Tião, vítima de ataques que resvalam covardemente até na família que ele tanto ama, cuida e preserva.

Além da seriedade e da competência na política e na medicina, Tião é uma pessoa solidária. Por isso ele não pode e não deve entrar nessa disputa de ódio e rancor para a qual querem lhe puxar. Tem que agir como o piloto de uma historinha que me contaram outro dia. Era um homem que sonhava poder voar e passou muito tempo construindo um pequeno avião de asas cobertas de pano. Mas quando finalmente conseguiu levantar voo e alcançar os céus, o homem logo percebeu que seu sonho ameaçava se tornar tragédia. No longo tempo que trabalhava no motor, dezenas de ratos haviam se abrigado na estrutura do avião e, em pleno voo, devoravam avidamente o pano das asas. Ele calculou que não havia tempo para voltar à terra firme, porque antes o estrago nas asas derrubaria seu avião. A única solução era livrar-se dos ratos rapidamente. Foi então que pensou: – Ratos vivem em esgotos, não devem suportar os céus. E ao invés de descer, voou cada vez mais alto. No ar rarefeito das alturas, os ratos perdiam força e caiam um atrás do outro.

Assim deve ser o voo do Tião. Cada vez mais ético, mais esperançoso, mais transparente e limpo, longe do alcance dos roedores de dignidade.

Binho Marques, 46 anos, governador do Acre.