Angelim reinaugura escola rural na AC-40

Convidado pelo prefeito, governador Binho Marques conhece projeto que chama atenção pela arquitetura moderna e regionalizada

 

escola_oyda_foto_gleilson-miranda_09.jpg

O governador Binho Marques, a convite do prefeito Raimundo Angelim, participou da cerimônia que contou com a presença de secretários municipais, estaduais, estudantes e moradores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O prefeito Raimundo Angelim reinaugurou nesta sexta-feira, 20, a escola rural Oyda Possidônio, localizada na rodovia AC-40, no KM 3,5 do ramal do Cacau, em Rio Branco.  A convite do prefeito, o governador Binho Marques participou da cerimônia que contou com a presença de secretários municipais, estaduais, estudantes e moradores. "É uma nova escola, um prédio bonito, que valoriza os detalhes visando o conforto dos estudantes e das pessoas que trabalham aqui", disse o prefeito.

A Prefeitura investiu R$ 182.468,12 na obra.  Os recursos são do Tesouro Municipal e do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Modernizada, a escola passa a contar com sala de aula para 20 alunos, sala de administração,  alojamento do educador, cozinha, despensa, depósito de materiais de limpeza, sanitários masculino e feminino, escovódromo e refeitório. A sala de aula é multisseriada. Cinco funcionários trabalham na escola dirigida por Vânia Barros.  

Estiveram presentes os secretários de Educação, de Obras  e de  Comunicação Social  de Rio Branco, Moacir Fecury, Wolvenar Camargo  e Oly Duarte, respectivamente;  o vereador Elias Campos, e  o presidente da Associação dos Moradores do Ramal do Cacau, João Sebastião da Silva.  A escola foi fundada em 5 de novembro de 1991 e foi construída pelo então prefeito Jorge Kalume, que decidiu homenagear a professora piauiense Oyda Possidônio. Ela trabalhou como professora no Acre entre 1922 e 1963. "Esta é a escola rural mais charmosa que eu já vi. Angelim está de parabéns porque a Prefeitura está fazendo um trabalho exemplar na educação", disse o governador. 

Ramal – Representando a comunidade agrícola da região, João Sebastião fez referência ao trabalho de melhoria do ramal do Cacau, obra realizada pelo Governo do Estado através do Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária (Deracre) ao custo de R$ 207.550,60 e que melhorou o acesso das crianças até a escola.  "Aqui era muito ruim mas agora dá condições de acesso o ano inteiro. As crianças podem ficar tranquilas", disse Sebastião.  "Antes não era assim. A gente sofria para andar aqui. Agora está bom", concorda Neidiane, que mora no ramal do Cacau e estuda em uma escola localizada na rodovia AC-40.

Obras como essas influenciam até mesmo na redução do êxodo rural, segundo o secretário Moacyr Fecury. "Temos um ambiente onde as crianças se sentem bem e podem aprender melhor sem ter deixar o meio rural", disse Fecury.

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter