Governo do Acre lança formulários digitais para modernizar serviços públicos

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), lançou nesta terça-feira, 1º de outubro, os “Formulários Digitais”, uma ferramenta da Plataforma Única de Gestão e Serviços. A iniciativa visa transformar processos presenciais em soluções digitais, facilitando o acesso da população a diversos serviços públicos.

Evento ocorreu no Teatro Hélio Melo, em Rio Branco, e reuniu representantes de órgãos estaduais. Foto: Thennyson Passos/PGE

Durante o lançamento, o secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia, ressaltou a importância da inclusão digital para aproximar os serviços públicos da sociedade: “O que nós queremos com isso é aproximar a população do acesso aos serviços disponibilizados pelo Estado. Com esses investimentos e com a colaboração entre a Secretaria de Administração e os demais órgãos do Estado, queremos que esses serviços cheguem de maneira mais eficiente à sociedade”, afirmou.

Secretário também informou que a ferramenta permitirá que as solicitações sejam feitas diretamente pelo cidadão e processadas de forma digital pelos servidores dos órgãos responsáveis, o que vai garantir mais agilidade no atendimento. Foto: Ingrid Andrade/Sead

Segundo Márcio Barros, diretor de Modernização e Desenvolvimento Institucional, a nova ferramenta permitirá uma grande transformação nos serviços oferecidos pelo governo:

“Essa solução permite que os órgãos e entidades da administração pública transformem serviços que hoje são presenciais em digitais. Sem a necessidade de investimentos adicionais, esses serviços serão disponibilizados à população por meio do Portal Único de Serviços”.

Plataforma já conta com 685 serviços cadastrados, dos quais 175 são totalmente digitais, resultado do compromisso do governo do Acre em modernizar os serviços públicos desde 2023. Foto: Ingrid Andrade/Sead

A diretora do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), Alana Maia, enfatizou o impacto positivo da ferramenta no atendimento ao público, sendo o Procon o órgão piloto na implementação da tecnologia, servindo como referência para outras instituições que seguirão o mesmo caminho.

Procon como pioneiro no uso da plataforma. Foto: Thennyson Passos/PGE

“O grande objetivo desse projeto desenvolvido em parceria com a Sead é dar mais acessibilidade aos serviços públicos. Com a plataforma digital, o cidadão poderá acessar informações, obter documentos e solicitar serviços de forma rápida e fácil pelo site oficial do Procon/AC”, concluiu.

Os “Formulários Digitais” fazem parte do Programa de Governo Digital do Acre, que segue as diretrizes da Rede Nacional de Governo Digital (Rede gov.br), e permitem que os cidadãos acessem serviços de forma intuitiva e segura, diretamente pelo site oficial do governo (www.ac.gov.br). A expectativa é que a tecnologia seja adotada por mais órgãos, facilitando o atendimento e garantindo mais agilidade nos serviços públicos.

A Diretoria de Modernização também apresentou novas soluções que estarão disponíveis em breve para o estado do Acre. Entre as novidades estão o aplicativo “Meu ac.gov.br”, que trará serviços públicos na palma da mão; a “Plataforma do Servidor”, que reunirá ferramentas essenciais em um só lugar; e o “Sistema de Compras e Contratos”, que visa a padronização e otimização das compras públicas, tornando os processos mais ágeis e eficientes.

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