A Organização em Centros de Atendimento (OCA) deu início, na segunda-feira, 16, a uma semana de capacitações, visando dar continuidade na implantação da Política de Atendimento ao Cidadão na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). O treinamento é destinado aos servidores do órgão e tem como objetivo aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população, ampliando padrões de excelência e humanização, e vai até o dia 19.
Essa fase da implantação da Política de Atendimento sucede ao Encontro de Líderes, realizado em agosto, do qual os chefes de departamento da Fundhacre participaram ativamente. Durante o encontro, foram discutidas estratégias de gestão eficiente e liderança com propósito, preparando as equipes para implementar uma nova política de atendimento. O evento foi considerado um marco importante para fortalecer a cultura de qualidade no atendimento público de saúde no estado.
Durante a capacitação inicial, a diretora da OCA, Fran Brito, destacou a importância da parceria com a Fundhacre. “A união de esforços entre nossas equipes reflete o compromisso do governo do Estado em prestar um serviço público de excelência, de forma humanizada, que respeite e acolha cada cidadão, como o governador Gladson Cameli nos solicita”, afirmou.
A presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, destacou o impacto positivo da capacitação realizada pela diretoria da OCA. “A OCA é um exemplo de sucesso a ser seguido, e essa parceria nos traz muita alegria. Cada capacitação é muito importante para integrar as equipes e alinhar as estratégias para um atendimento ainda mais humano e receptivo ao cidadão, o que é uma premissa da nossa gestão e, claro, do governo do Estado”, frisou.
No primeiro dia, os servidores participaram do treinamento sobre “Política de Atendimento com qualidade, inclusão e equidade”. Ao longo da semana, serão oferecidos treinamentos em diversas áreas, como “Como utilizar a linguagem simplificada para aproximar a gestão do cidadão”; “Gestão da qualidade”, com foco em fluxos de atendimento; e “Posturas e atitudes no diálogo com o cidadão”.
A capacitação é uma parte fundamental da implantação da Política de Atendimento, que visa transformar a experiência dos pacientes, tornando o atendimento mais humanizado e acolhedor. Por meio de colaboração com o Departamento de Capacitação do Servidor da Sead (Decap), todos os participantes serão certificados.
Gracianilda Siva, servidora da Fundhacre, expressou sua expectativa em relação ao treinamento. “Trabalhar no setor de saúde é lidar com situações sensíveis. Acredito que, com essas capacitações, nós vamos adquirir ferramentas importantes para tratar cada cidadão com o cuidado que ele merece”, declarou.
Ao final do ciclo de capacitação, será entregue um diagnóstico final com propostas de melhorias para o atendimento na Fundhacre. Essas sugestões serão implantadas pela atual gestão nos próximos meses, visando aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados.
A implantação da Política de Atendimento está estabelecida pelo Decreto Estadual nº 3.357, de 20 de agosto de 2008.