No encerramento da maior feira agropecuária do estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), destacou as principais ações da pasta realizadas no Parque de Exposições Wildy Viana durante a Expoacre.
Durante os primeiros dias da feira, a SEASDH promoveu importantes ações de solidariedade e conscientização, como a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, realizada em colaboração com outras secretarias de Estado, autarquias, institutos e fundações.
Ao longo do evento, os técnicos da SEASDH realizaram abordagens, conscientizando a população sobre diversas políticas de assistência social, incluindo benefícios eventuais, o Cadastro Único, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Centro de Referência de Direitos Humanos, políticas para crianças e adolescentes, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Programa Bolsa Família, além de questões relacionadas a migrantes, apátridas e refugiados.
Uma das ações de destaque foi a valorização da pessoa idosa, com entretenimento, música e dança, em parceria com o Forró do Senadinho, além de iniciativas de conscientização sobre os direitos dos idosos. Foram abordados temas como o Bolsa Moradia Transitória, o tráfico de pessoas e a prevenção ao trabalho escravo, o cofinanciamento com os municípios, o Programa Criança Feliz, políticas para pessoas com deficiência, a conscientização sobre crimes de homofobia e transfobia, e a apresentação da nova cesta básica, entre outros.
A vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, assinou três termos de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), estabelecendo parcerias para a promoção de políticas públicas, com destaque para a Segurança Alimentar e Nutricional. Também foi formalizada uma parceria com a entidade privada Da Terra, visando à doação de mudas de hortaliças para atividades da SEASDH. Além disso, foi assinado um termo para a revitalização do Lar dos Vicentinos, com previsão de conclusão em 18 meses.
“Hoje, assinamos três importantes termos: o primeiro, voltado para a segurança alimentar, em parceria com a Da Terra, que nos dará suporte técnico para avançar ainda mais; o segundo, para a construção do Lar dos Vicentinos, um projeto que, apesar de ser chamado de reforma, é praticamente uma nova construção. Essa obra enche meu coração de alegria, pois a nossa população idosa, que muitas vezes carece de cuidados, terá um espaço digno e adequado. O terceiro refere-se à implantação de hortas comunitárias que valorizam a nutrição e fortalecem as cozinhas solidárias. Tudo o que for necessário para garantir dignidade alimentar para quem precisa”, complementa Mailza Assis.
Diversidade religiosa
Na última noite da feira, o tema em destaque foi a Promoção da Igualdade Racial e da Diversidade Religiosa, abordado pela chefe da Divisão, Nilcéia Santos.
“Estamos em uma campanha de conscientização tanto no combate ao racismo religioso quanto ao racismo em geral, que são pautados por leis”, ressaltou a gestora.
Ela também enfatizou a importância de denúncias em casos de racismo religioso, incentivando o uso do Disque 100, canal oficial de denúncias. “Comentários sobre a cor da pele ou o tipo de cabelo, por exemplo, podem ser expressões de racismo. Não hesite em denunciar. É importante não se calar”, concluiu.