A partir desta quinta-feira, veículos acima desse peso terão que desmembrar a mercadoria. Medida vale até que o rio apresente sinais de vazante
A partir de desta quinta-feira, 5, caminhões com mais de 20 toneladas (entre o veículo e a carga) não poderão atravessar a balsa que faz a travessia do Rio Yaco para a cidade de Sena Madureira. A carga terá que ser desmembrada e transportada em carros menores. A medida vale enquanto o volume de águas estiver muito alto e a correnteza forte, trazendo muitos balseiros e dificultando o trabalho dos rebocadores.
“Temos dois rebocadores, bastante experientes, trabalhando nessa travessia, e no fim de semana deve chegar mais um. Devido à cheia do Yaco, a correnteza está muito forte e dificulta a travessia, por isso estamos limitando o peso dos veículos até que o rio apresente sinais de vazante para garantir a segurança de todos”, explicou o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), Marcos Alexandre.
A travessia do Yaco é feita de balsa desde janeiro, quando teve início a primeira grande reforma na ponte José Nogueira Sobrinho, construída em 1977. Segundo Marcos Alexandre, a estrutura da ponte estava em processo de corrosão bastante avançado e no segundo semestre do ano passado foi necessário reforçar a estrutura com peças de madeira para que ela suportasse o tráfego.
Por isso, foi necessária uma intervenção mais intensa na estrutura da ponte. A reforma deve ser concluída em julho e custa R$ 5,4 milhões, entre recursos do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Estamos trabalhando com bastante afinco. A população viu o esforço do Governo na construção da BR e da ponte sobre o Rio Caeté e estamos preparando a ponto Nogueira Sobrinho para o futuro, para essa ligação permanente com Cruzeiro do Sul, e esperamos a compreensão de todos”, disse o secretário.