Cruzeiro do Sul é beneficiado com mais de R$ 200 mil do Pronaf

Trinta projetos para financiamento junto ao Pronaf para investimento na pesca artesanal no município

dsc01514.jpg

Meta proposta pelo Governo Federal em parceria com os Estados das regiões Norte e Nordeste é a de dobrar o número de famílias atendidas pelo Pronaf (Foto: Arquivo/Secom)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), já concluiu a elaboração de 30 projetos para financiamento junto ao Programa de Agricultura Familiar (Pronaf) para investimento na pesca artesanal em Cruzeiro do Sul. Os recursos, no valor de R$ 229.159,64, já estão sendo liberados pelo Banco do Brasil.

A demanda da colônia de pescadores de Cruzeiro do Sul é para investimento em utensílios de pesca, motores e barcos, segundo o presidente da entidade, Elenildo de Souza Nascimento. No total, são 87 pescadores que estão buscando financiamento junto ao Banco do Brasil. Segundo Valdemir Alves de Souza Neto, do escritório da Seaprof no município, os projetos estão sendo aprovados e os recursos, liberados sem necessidade de intermediação política.

No Acre, os pescadores – reunidos em colônias de trabalho – têm buscado a Seaprof para apoiá-los na elaboração dos projetos para financiamentos junto ao Pronaf. "Fizemos um mapeamento da região. Identificamos os pescadores interessados em buscar recursos e estamos elaborando os projetos que estão sendo aprovados e os recursos, liberados", explicou Neto, acrescentando que mais 57 projetos já estão sendo enviados para aprovação pela instituição financeira.

A meta proposta pelo Governo Federal em parceria com os Estados das regiões Norte e Nordeste é a de dobrar o número de famílias atendidas pelo Pronaf. Para atingir esse objetivo, o Governo do Acre, por meio da Seaprof, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, traçou um conjunto de ações para ampliar as operações de linhas de créditos que podem ser investidas na agricultura, pecuária, aquicultura, bovinocultura de corte e leite, ovinocultura e produção artesanal.

Os interessados devem procurar um escritório da Seaprof e se informar sobre os procedimentos básicos. É necessária a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Depois disso, as necessidades serão avaliadas por um técnico da secretaria. Em seguida, o projeto é elaborado e encaminhado ao agente financeiro para análise e aprovação do crédito.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter