Governo entrega ônibus para Conservatório Musical do Juruá e destina mais de R$ 6 milhões para fortalecer assistência social nos 22 municípios

Na segunda noite da Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, entregou um ônibus para o Conservatório Musical do Juruá – um projeto social que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, oferecendo suporte e ensinando arte, em um lugar que se transformou em uma espécie de santuário para esses jovens cidadãos. A solenidade, realizada na noite desta quinta-feira, 1º, na Arena do Juruá, também contou com assinaturas que destinam recursos para a área de assistência social, pasta de que a vice também é titular. A Expoacre Juruá é realizada pelo governo do Acre e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC).

Vice-governadora e secretária de Assistência Social, Mailza Assis assinou termos que libera recursos para a região. Foto: Felipe Freire/Secom

O Conservatório é vinculado ao Educandário de Cruzeiro do Sul, em parceria com as prefeituras de Cruzeiro do Sul e de Rio Branco, Tribunal de Justiça do Acre e governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour e Escola Acreana de Música. O recurso usado para a compra do ônibus é de emenda parlamentar de Mailza quando senadora, e também proveniente de apoio municipal e estadual, além de emenda destinada pelo senador Alan Rick.

A entrega foi celebrada com a apresentação do coral do projeto, que tem mudado a vida de muitos jovens na região. A vice-governadora também assinou termos que, somados, destinam mais de R$ 6 milhões a organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam na garantia de diminuir desigualdade e atender a população mais vulnerável.

Recursos para assistência social devem chegar a todos municípios. Foto: Felipe Freire/Secom

Ao lado do secretário da Fazenda, Amarísio Freitas, a gestora também assinou o termo de aceite de cofinanciamento estadual, que custeia ações de assistência social dos 22 municípios.

“Este é um momento especial para mim, para as instituições e para todos nós que fazemos a boa política, pensando em governar para as pessoas. Nossa preocupação é com o bem maior: a vida. Esses recursos vão ajudar vocês a continuar fazendo a diferença em Cruzeiro do Sul, que é especial, principalmente na área social, porque sempre estão organizados e conquistando mais para essa população. A forma que podemos ajudar é buscando esses recursos e, enquanto senadora, a maioria das minhas emendas foi para área social. Fiz isso com muito carinho, muito prazer, porque a prevenção é muito bem-vinda para a formação de nossos cidadãos”, destacou.

Promotor Iverson Bueno representou as organizações e destacou a importância delas para o progresso da sociedade. Foto: Felipe Freire/Secom

Representando as organizações e também o conservatório, que hoje é referência no estado, levando nomes de artistas acreanos para todas as regiões do país, o promotor Iverson Bueno falou em nome das organizações que se dedicam a mudar a vida das pessoas por meio da arte.

“Em nome de todos esses parceiros, que acreditaram no nosso conservatório, queremos agradecer por esse ônibus, que representa não somente um esforço grande de todos os músicos, mas uma missão social. Vamos usá-lo para levar nosso nome e identidade para outros lugares, outros países. Como promotor da Defesa da Criança e do Adolescente de Rio Branco, vejo que o futuro está nas nossas mãos. Quero agradecer a todos”, destacou.

Representando os municípios, o vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso Lima, chamou a atenção para as ações do Estado que têm descentralizado os serviços e fortalecido as gestões municipais.

“Hoje estamos celebrando um marco histórico para todos nós. Celebramos os muitos termos de fomento, compromisso; são instituições filantrópicas que chegam aonde o município não consegue alcançar. Quero agradecer ao nosso secretário da Fazenda, que garantiu um cofinanciamento, para que pudéssemos ajudar estados e prefeituras. Nossa gestão e todas as outras estão sendo beneficiadas”, afirmou.

Apresentação do Conservatório Musical do Juruá abrilhantou noite. Foto: Felipe Freire/Secom

Conservatório

O projeto já rendeu centenas de frutos e um deles foi a banda Garotos do Sótão, com os professores e outros profissionais da música, que faz apresentações pelo estado. O grupo realiza covers e se apresenta em festas particulares, como formaturas, casamentos e aniversários.

Os ensaios e até apresentações são realizados também no conservatório, no sótão – daí o nome da banda. O espaço é aconchegante, tem porta em formato de piano e é um ambiente de muita descontração.

Um dos vocalistas da banda é Gustavo Matias, que foi finalista do The Voice Brasil. De família humilde, o jovem entrou para o conservatório em 2016 como aluno de canto, destacou-se, passou a dar aulas e logo depois foi contratado pelo MP para atuar no local, devido à sua dedicação.

O projeto já conseguiu emplacar três participantes no The Voice Brasil, tendo Gustavo na final. Também em 2020, Loren Medeiros, que era do coral, apresentou-se no palco do programa nacional.

Foi interpretando a ópera Nessun Dorma, ária integrante da ópera Turandot, composta por Giacomo Puccini em 1926 e mundialmente popularizada pelo tenor Luciano Pavarotti, que o cruzeirense Arthur Marçal, então com 13 anos, emocionou os jurados do The Voice Kids em maio de 2022 e chegou à semifinal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter