Governo realiza capacitação para gestores e conselheiros de promoção da igualdade racial do Baixo Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta segunda-feira, 29, uma capacitação para gestores e conselheiros de promoção da igualdade racial do Baixo Acre, no auditório do Sebrae, em Rio Branco.

Capacitação é direcionada aos gestores e conselheiros que assumem a cada dois anos. Foto: Esther Menezes/SEASDH

A formação tem como objetivo preparar os conselheiros estaduais que assumiram recentemente os respectivos conselhos, cujas eleições são realizadas a cada dois anos, como no caso do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir), que tomou posse em abril.

Para a diretora de Direitos Humanos da SEASDH, Joelma Pontes, a capacitação visa disseminar o conhecimento sobre a promoção da política de igualdade racial nos municípios do Alto Acre, Baixo Acre e Juruá.

Treinamento é destinado aos municípios do baixo Acre. Foto: Esther Menezes/SEASDH

“Atualmente, em todo o Brasil, cerca de 44% das mulheres são negras, e é um compromisso do governo do Estado trabalhar para proporcionar oportunidades a todas as mulheres e a todos os cidadãos, garantindo seus direitos”, afirma Joelma.

O encontro abordou temas como controle social, Estatuto da Igualdade Racial e competências do conselho, destacando suas responsabilidades em colaboração com os demais gestores.

Nilcéia Santos (de branco) trabalha com a promoção da igualdade racial. Foto: Esther Menezes/SEASDH

A chefe da Divisão de Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Religiosa da SEASDH, Nilcéia Santos, explica que a capacitação é essencial para compreender o papel do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, o Estatuto da Igualdade Racial, o papel dos conselheiros e os movimentos sociais, além de tratar sobre o marco regulatório, responsável por regular todas políticas de igualdade racial.

“Isso faz com que a gente tenha mais bagagem, mais conhecimento para falar e estar empoderado com relação à igualdade racial no Acre”, explicou a gestora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter