Unidades de saúde adotam vários procedimentos para atendimento aos casos suspeitos da doença
O Governo do Acre, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, tem adotado uma série de ações clínicas inovadoras no enfrentamento à dengue em Rio Branco. Uma delas é o atendimento por classificação de risco, que assinala a ficha de atendimento com as cores vermelho, que requer tratamento imediato; azul, acompanhamento, e amarelo, observação. A medida assegura tratamento aos casos emergenciais mas todos os pacientes recebem acompanhamento.
Veja outras medidas contra a dengue:
* Abertura progressiva de três unidades de pronto-atendimento (PAs) de forma seqüencial e programada, de acordo com a elevação dos números de casos, para assistência aos casos de suspeita de dengue em horário estendido (até 23h), com apoio diagnóstico e leitos de observação.
* Abertura seqüencial de mais um pronto-atendimento (PA) de funcionamento em horário integral (24h), com ampliação da capacidade de leitos de observação, e sala de estabilização para pacientes graves.
* Estabelecimento de fluxo interno dentro das unidades entre pré-consulta, consulta médica, laboratório, farmácia, vigilância epidemiológica e sala de observação, visando garantir racionalidade no atendimento e oportunidade na notificação.
* Estabelecimento de fluxo de regulação da rede de assistência, com classificação de risco nos acolhimentos e orientação dos atendimentos de casos A e B (mais leve) nos PAs e C e D (mais graves) no Huerb.
* Regulação do fluxo de pacientes e serviços entre os pronto-atendimentos (PAs) e o hospital de urgência e Emergência (Huerb) realizados pela regulação de urgência e emergência (Samu).
* Criação de equipe de rotina para visita diária aos pacientes com suspeita de dengue que estejam em observação ou internados, nos PAs, Huerb, UTIs e maternidade.
* Realização de uma série de capacitações em manejo clínico e de enfermagem na dengue, com metodologia inovadora, participativa e simuladora de casos reais, visando garantir qualidade e uniformidade das condutas entre os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
* Criação de impressos específicos para o atendimento aos casos de dengue, como a ficha de atendimento estruturada e o receituário estruturado, bem como a incorporação da utilização do cartão de acompanhamento do paciente com dengue, visando garantir ao mesmo tempo qualidade e agilidade no atendimento e no seguimento e reavaliação dos casos.