Com palestras, exposições temáticas e apresentação cultural, o governo do Acre celebrou nesta sexta-feira, 22, o Dia Mundial da Água. Servidores, estudantes e a comunidade em geral participaram do seminário A Água nos Une, o Clima nos Move, de exposições institucionais e apresentação cultural, realizados na Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos, no centro de Rio Branco.
As ações, promovidas pelas secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), Educação (SEE) e Saúde (Sesacre), pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Serviço de Água e Esgoto do Estado (Saneacre), Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac) e Fundação de Cultura Elias Mansur (FEM), seguem a temática definida pelo governo federal para 2024, que destaca a importância da gestão integrada para enfrentar os desafios climáticos na preservação dos recursos hídricos.
A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, palestrou no seminário e relatou atuação da Sema durante o período de cheia. “Fizemos um trabalho de monitoramento hidrometeorológico, elaboramos mapas de inundação dos municípios afetados para subsidiar nas tomadas de decisão do governo. É importante falar que é dever de cada um de nós cuidar dos nossos recursos hídricos; a água é um recurso natural primordial para a vida no planeta Terra”, ressaltou.
Além dessa exposição, o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), José Genivaldo Moreira, e a mestranda da Ufac e servidora da Ageac Beatriz Nascimento, ministraram a palestra “Impacto das mudanças climáticas no regime hídrico do estado do Acre”.
Também foi possível conhecer as atividades dos órgãos gestores, fiscalizadores e reguladores de recursos hídricos do estado, que realizaram uma exposição institucional em uma tenda ao lado da biblioteca.
A estudante do 3º ano da Escola José Rodrigues Leite, Ayla Vitória de Lima, visitou a exposição e destacou a importância da atividade: “Eu estou achando a exposição bastante necessária, porque o processo da adequação ao consumo da água é algo de suma importância, que poucas pessoas conhecem”.
Entre os órgãos que estavam expondo suas atividades, a Sema apresentou as políticas relacionadas à gestão das bacias hidrográficas e o monitoramento da qualidade da água. O Imac abordou a questão do licenciamento ambiental, do uso de recursos hídricos e a outorga de uso de recursos hídricos, instrumentos necessários para o uso da água em diversas atividades.
O Saneacre explicou todo o processo de tratamento de água. A Ageac, que é o órgão responsável por fiscalizar, controlar e regular os serviços públicos, compartilhou os cuidados e uso consciente da água. E a Sesacre apresentou a evolução do mosquito Aedes aegypti, para conscientizar a população sobre a utilização da água de forma correta, evitando a proliferação do mosquito.