Com o objetivo de dar suporte ao setor produtivo, no que se refere à adequação de indústrias às Normas Regulamentadoras (NR) voltadas à Segurança do Trabalho, o governo do Estado, por meio da Agência de Negócios do Acre (Anac S.A), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-AC), concluiu nesta semana o ciclo de cursos programados para atender empresas que operam na capital e no interior do estado.
Nesta fase de execução do projeto, os cursos em NRs com foco na Segurança no Trabalho em Altura, Máquinas, Equipamentos e Caldeiras alcançaram um total de 242 trabalhadores de três empresas, sendo uma em Rio Branco e duas em Brasileia. A inciativa contou com apoio de emenda parlamentar do deputado estadual André Vale.
Na capital, mais de cinquenta funcionários de um grupo empresarial receberam capacitação em Brigada de Incêndio (NR23), Segurança no Trabalho em Altura (NR35) e Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR12). “Uma iniciativa bem importante, que nos ajuda a continuar garantindo o cumprimento das normas exigidas. São formações que, em geral, têm um alto custo para as empresas. Com a oferta da capacitação por meio da parceria, a empresa tem a possibilidade de economizar recursos e investir em melhorias nas estruturas, por exemplo”, ressaltou Rikyel Campos, coordenador de Segurança do Trabalho da empresa atendida em Rio Branco.
A qualificação de colaboradores das empresas acreanas é uma dentre um conjunto de ações da Anac, por meio do Centro de Inovação e Qualificação para Negócios (CIQN). “Para o ano de 2024, o objetivo é ampliar a parceria com o Sesi e fechar novas parcerias, sempre visando à qualificação empresarial e ao fortalecimento do ambiente de negócios no estado”, informou o coordenador do CIQN, Milton Domingues.
A presidente da Anac, Waleska Bezerra, destacou que o apoio às iniciativas que geram emprego e renda, fortalecendo a economia, estão entre as prioridades da gestão Gladson Cameli: “Neste sentido, alinhada aos objetivos de governo, a Anac tem trabalhado para identificar necessidades e criar mecanismos para qualificar empresas, ampliar a participação dos negócios aqui estabelecidos no mercado local e também fora do Acre”.