O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza mais uma ação junto ao Ministério Público do Acre (MPAC). As atividades ocorreram nesta sexta-feira, 20 e sábado, 21, na Ugai da Floresta Estadual do Rio Liberdade, Comunidade do Rio Liberdade, em Cruzeiro do Sul. São parceiros também, a Associação do Ministério Público do Acre (Ampac) e o Sebrae.
Com o tema Mulheres Empreendedoras, as ações objetivaram beneficiar mulheres inseridas em organizações comunitárias que congregam uma diversidade de cadeias de valores tradicionais e as que estão em situação de vulnerabilidade nas áreas urbanas e rurais.
Foram realizadas ações de educação ambiental, sob o comando do coordenador da Educação Ambiental da Sema, João Raphael Gomes, focadas nos recursos hídricos, como forma de conscientização devido ao período de seca prolongada no estado.
Com o foco na temática de gênero, as servidoras Socorro Conde, assessora jurídica da Sema, e Claudia Lima, chefe do Centro Integrado de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul (Cima), ministraram palestra com foco na Força-Tarefa das Mulheres para o Clima e Florestas, que tem como meta formar uma rede estadual, regional e global para promover a equidade de gênero e criar agendas sobre a temática.
A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, falou da importância do evento, direcionado às mulheres, e disse que a ação é uma das inúmeras que serão promovidas nas UGAIs do estado.
“O Dia Delas. É gratificante poder reunir mulheres guerreiras, em parceria com a Ampac, com o MP, que tem sido um grande parceiro da Sema, da Secretaria da Mulher, da Secretaria de Saúde. Poder levar cursos, ter um diálogo com vocês. É o Estado se fazendo presente nesse momento de cuidado com as nossas mulheres”.
Kely Pimentel, da comunidade Mamoré, disse que os moradores estão felizes com o suporte que o governo tem dado. “Queria agradecer. É muito importante estar participando desse dia, Elas Por Elas, é importante que a Sema esteja nos apoiando, porque há muito tempo não tinha isso. Isso nos motiva e nos dá mais oportunidades para seguirmos”.
Quedma Oliveira é subprefeita na Vila Liberdade e agradeceu o suporte que a Sema e o MP deram à comunidade. “Venho aqui falar da importância de atividades como essas que estão acontecendo aqui na nossa vila, fazia tempo que não tinha e hoje a Sema e o MP estão trazendo várias informações e cursinhos para as nossas mulheres”.
Foi iniciada, ainda, a entrega do hipoclorito de sódio aos moradores das florestas públicas do Taraucá/Envira e Juruá, e entorno, atividade integrada entre a Sesacre, Sema, e Saneacre. A ação faz parte do protocolo do “Comitê de Crise de enfrentamento à Seca Prolongada”, coordenado pela Segov para dar suporte e apoio às famílias.
O Presidente da Associação São Francisco de Assis, da Floresta Estadual do Liberdade, Cleomilton Rocha, agradeceu o apoio que a Sema e demais órgãos estão dando à comunidade. “Estamos precisando muito neste momento desse produto, é muito importante para a gente aqui do Complexo de Florestas Públicas”, finalizou.