Governo destaca ações estratégicas para desenvolvimento da ciência e tecnologia no estado do Acre

O dia 16 de outubro é dedicado à ciência e à tecnologia. Assim, nesta segunda-feira, 16, na sede do Sebrae-AC, em Rio Branco, foi realizado o anúncio de novos investimentos na área, ocasião em que o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, destacou o papel da ciência e da tecnologia na evolução da sociedade. “Elas estão presentes em todos os aspectos da vida moderna e têm papel fundamental na evolução da sociedade”, disse.

Ecossistema de inovação recebeu importantes investimentos no dia da ciência e tecnologia para aceleração de startups. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Ao falar das ações estratégicas desenvolvidas pelo Estado na implementação da lei de inovação, Mesquita destacou que o ecossistema é uma estrutura de governança compartilhada com instituições do setor, para troca de informações e experiências. O representante do governo lembrou que a união do Estado, instituições de pesquisas e a iniciativa privada impulsiona novas soluções e o fomento de ações inovadoras.

“Passamos a fazer ciência e tecnologia com a participação de vários atores importantes. Nesse sentido, destaco as parcerias com o Sebrae, o Fórum de Inovação e Desenvolvimento ligado à Federação das Indústrias, a Universidade Federal do Acre, todas as instituições que formam o ecossistema estadual”, comentou.

De acordo com o secretário, a ciência e a tecnologia estão presentes em todos os aspectos da vida moderna e têm papel fundamental na evolução da sociedade. Foto: Ascom/Seict

Ainda de acordo o titular da Seict, a tecnologia tem sido responsável por grandes avanços no setor produtivo. Ele citou os investimentos no agronegócio como resultado da geração de mais emprego e renda, e de políticas que permitem às empresas a expansão para novos mercados.

“Estudos mostram que a digitalização dos negócios vai ajudar a criar mais empregos no campo. O agro do Acre tem gerado resultados positivos para a economia, fruto da modernização com sustentabilidade”, analisou.

Para o gestor, ainda são grandes os desafios para transferir conhecimentos à sociedade. Ele cita a reestruturação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) e da Fundação de Tecnologia (Funtac) como ações importantes para o estado dar um salto de qualidade.

“O estado encontra-se com todas as condições de trilhar grandes rumos nos próximos dez anos. Temos todo o apoio do governador Gladson Cameli. É organizar, planejar mais, alinhar e orquestrar a atuação das organizações, de forma a alcançar uma sinergia. Aí os resultados certamente se apresentarão em curva mais acentuada”, concluiu.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter