Iapen abre concurso simplificado para contratação de educadores

Aprovados irão atuar no Projovem nos estabelecimentos penais, programa em que o Acre é um dos pioneiros

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) abriu nesta sexta-feira, 9, concurso simplificado para contratação de dez educadores para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), na modalidade "Projovem nos estabelecimentos penais". Os candidatos devem ter formação em nível superior em  Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Serviço Social e Pedagogia, entre outros requisitos. A remuneração varia  de R$ 1 mil a R$ 2,6 mil e o contrato é de vinte meses. A jornada de trabalho é de 20 horas por semana.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente nos dias 14, 15 e 16 deste mês, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, no prédio da Fumbesa (Avenida Nações Unidas, 2731, Estação Experimental, em Rio Branco). O edital  completo do certame está publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado. Os aprovados irão ministrar aulas e trabalhar com jovens abrigados no sistema penitenciário visando sua capacitação e reinserção social.

A iniciativa de estender o ProJovem aos estabelecimentos penais busca contribuir para a realização do direito à educação dos jovens presos no Brasil e para a reintegração social desses jovens após o cumprimento da pena, ofertando ações direcionadas para a elevação da escolaridade, a qualificação inicial para o mundo do trabalho, a inclusão digital e o desenvolvimento de experiências de participação social e cidadania.

De acordo com o site oficial do programa, em 2007, o Ministério da Justiça, por meio da equipe responsável pela elaboração do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), procurou a Secretaria Nacional de Juventude com o objetivo de estudar a possibilidade de levar o ProJovem aos jovens presidiários e aos adolescentes internos em regime fechado nas unidades socioeducativas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter