Visando o cuidado e a proteção, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) iniciou nessa segunda-feira, 9, a Operação Virtude, de combate a crimes de violência contra a pessoa idosa, no município de Epitaciolândia.
A operação tem o objetivo de promover o respeito à pessoa humana, executando e monitorando políticas de proteção aos idosos em situação de violência, incentivando a busca por atendimento qualificado, além da fiscalização de medidas que possam apurar denúncias encaminhadas via Disque 100.
Na oportunidade, foi realizada uma visita ao Centro de Referência ao Idoso (Crie), onde foram colhidas informações das instalações e atendimentos, e também foi realizada uma palestra voltada à “Qualidade de Vida e Segurança para Idosos: conhecendo seus direitos e prevenindo crimes”, que contou com a participação de 70 idosos.
O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca a importância dessa operação para as políticas voltadas ao idoso: “Essa operação é de âmbito nacional e estadual e traz uma fiscalização das políticas de proteção ao idoso, que merece uma atenção muito especial, e o Estado e a Segurança querem assegurar isso”.
A gestora do centro, Sandra Rodrigues, explica que atualmente o espaço atende cerca de 380 pessoas, entre idosos e outros pacientes: “O centro atua em atendimentos voltados ao lazer e à convivência, bem como ao acompanhamento de casos de violência que chegam ao nosso conhecimento”.
No local também foi informado que havia uma senhora que possuía bipolaridade e estava sofrendo agressões do próprio filho. O caso foi repassado à delegacia e está aguardando conclusão.
Para denunciar casos de agressões e violência contra a pessoa idosa, ligue 100.