Acre promove primeira reunião do Comitê de Fronteira Sul entre Brasil e Peru

Promovendo um encontro transfronteiriço entre Brasil e Peru, o governo do Estado do Acre recebeu nesta quinta-feira, 21, representantes de ambos os países para discutir parcerias e soluções entre as unidades federativas, em especial na região de fronteira. O evento ocorre durante todo o dia no Hotel Nobile, em Rio Branco.

Diretor da Casa Civil destacou o envolvimento entre os setores de governo com a comitiva peruana. Foto: José Caminha

“Este é um evento do Itamaraty que o governo do Acre está apoiando. Sendo o primeiro encontro da fronteira sul da Amazônia e está sendo bem produtivo. Estamos compartilhando com os governos problemas que são comuns dessa região e daqui será produzido um relatório que visa o fortalecimento das instituições e uma maior relação comercial, compartilhando problemas e soluções entre as partes. Esse evento é mais um marco na integração entre governos, recebemos uma delegação peruana, com prefeitos de alguns municípios e do governo peruano e do Brasil”, relata o diretor da Casa Civil, Ítalo Medeiros.

Presidente da Aleac, enfatizou o apoio dos deputados para a melhoria das relações transfronteiriças. Foto: José Caminha.

“Esse encontro tem uma importância fundamental. A presença dos embaixadores já manifesta o interesse de ambos os países de que essa integração comercial e de turismo realmente aconteça. E isso é muito importante pois há um clamor tanto do governo do Acre, como da Assembleia Legislativa, dos nossos empresários e indústrias para que essa relação dê certo, pois esse comercial bilateral vem beneficiar não só a população dessa região, como também do país vizinho, Peru”, enfatiza o presidente da Aleac, Luiz Gonzaga.

Participaram do encontro, embaixadores dos dois países, o presidente a Assembleia Legislativa do Acre, representantes do Estado do Acre nas áreas da Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Turismo, Segurança, Meio Ambiente e Povos Indígenas.

O que eles disseram:

“Aqui nós temos uma nova etapa, que é a comissão transfronteiriça sul, para ouvir as reinvindicações dos estados vizinhos. Estava conversando com a secretária de Turismo sobre voos entre municípios vizinhos, como é o caso de Pucallpa e Cruzeiro do Sul, e precisamos estimular o fluxo de turismo e as questões comerciais. Então, esperamos que ao final desta reunião possamos ter medidas concretas, para os próximos passos, inclusive para o Acre, e do lado Madre de Dios e Ucayali”, destaca o embaixador do Brasil em Lima – Peru, Clemente Soares.

“Esta atividade é muito importante, por fortalecer muito o trabalho entre o Peru e Brasil e, neste caso, Rio Branco. Temos que explorar muito das relações comerciais e turísticas entre os dois países, pois, a estrada do Pacífico é um bom caminho, e estamos trabalhando para que ela sirva para o transporte dos produtos brasileiros e peruanos. De alguma maneira essas limitações fronteiriças já são poucas. Agora estamos dialogando para que os produtores de Madre de Dios possam mostrar seus atrativos em Rio Branco e que os produtos acreanos sejam apresentados em Puerto Maldonado”, explica a secretária de Turismo de Madre de Dios, Paola Revilla.

“Este é o estabelecimento de um novo esquema de diálogo que se chama Comitê de Fronteira Sul. Esperamos retomar a cooperação e implementar o comércio e o turismo entre os dois países, em particular na região fronteiriça”, pontua o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio.

“Temos acompanhado todas as viagens que têm sido feitas, as conversas também, a Assembleia apoia e está à disposição para aprovar qualquer lei que seja necessária para beneficiar este tão importante comércio”, acrescentou o presidente da Aleac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter