Os alunos do Curso Técnico em Veterinária da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, unidade de ensino do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), participaram de aulas práticas envolvendo animais de pequeno e grande porte. O aprendizado aconteceu em Rio Branco e Capixaba, na quinta-feira, 31.
Na capital, a turma foi dividida em dois grupos que conheceram os trabalhos desenvolvidos em uma clínica veterinária. “Apresentamos aos alunos alguns manejos voltados à aparência dos animais domésticos, que refletem diretamente na saúde e qualidade de vida deles”, relatou a médica veterinária e professora da turma, Millena Nascimento.
Os estudantes presenciaram a realização de consultas com protocolos de vacinação, de coletas de material biológico e realização de exames. Eles também acompanharam a realização de procedimentos estéticos que envolvem banho e tosa, e como se dá a venda de produtos em uma clínica veterinária.
Em Capixaba, a turma visitou uma fazenda onde aprendeu manejos práticos, aplicando conceitos que foram ministrados nas aulas da disciplina de Zootecnia, inclusive sobre a prática de inseminação artificial. “Esse componente curricular é muito pertinente ao nosso curso, principalmente aqui na região, que tem um mercado de trabalho amplo e as fazendas são carentes de profissionais da área técnica, e esse curso veio a agregar”, disse o médico veterinário e professor, Gabriel D’Ener.
Os alunos demonstraram interesse nas aulas de campo. “A visita foi muito boa, e nós estamos tendo mais noção do conteúdo e do que poderemos fazer, como, por exemplo, a montagem dos equipamentos”, disse o estudante Rayllan Afonso Ojopi.
“Estar aqui nos ajuda a entender melhor o ambiente de trabalho. Então, foi bem importante nos habituarmos a essa realidade, porque em sala de aula é bem diferente do que experimentamos em um dia de trabalho”, completou a aluna Letícia Araújo.