Encerrando as atividades da Semana do Migrante, o governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco realizaram nesta sexta-feira, 23, uma solenidade na Casa de Passagem, localizada da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
Café da manhã, música, troca de culturas e descontração marcaram o evento, que teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a sensível temática e levar acolhimento aos abrigados da Casa de Passagem.
A secretária adjunta de Assistência Social da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), e representante do governo do Acre no evento, Wilsilene Siqueira, destacou a importância do trabalho.
“Eu fico feliz porque vejo sendo executadas ações e políticas de Estado, e não somente políticas de governo, e, quando isso acontece, quem ganha é a sociedade”, afirmou a secretária adjunta.
As equipes se caracterizaram com adereços de festas juninas para mostrar aos imigrantes um pouco da cultura brasileira.
“Nós, enquanto Município, procuramos acolher, auxiliar com a retirada de documentação, dentre outras ações com os nossos abrigados, mas hoje queremos proporcionar a eles um momento de descontração e apresentar a nossa cultura”, enfatizou a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Suellen de Araújo.
O imigrante venezuelano Ernesto Fernandez, um dos abrigados mais antigos da casa, falou sobre o acolhimento recebido no Acre. “O brasileiro tem um grande coração, é um povo muito nobre e humano. Quando os meus documentos ficarem prontos eu pretendo permanecer no Acre e trabalhar”, afirmou.
A Casa de Passagem abriga, atualmente, cerca de 70 pessoas de várias nacionalidades, porém a grande maioria é composta por venezuelanos.
A Semana do Imigrante foi realizada em alusão ao Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho, e teve o apoio e participação do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).