Cidadania: estudantes participam de qualificação

Curso faz parte do Programa Educacional Juventude em Ação com Cidadania

educao.jpg

Cem estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio participaram da solenidade de encerramento do curso (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Formar lideranças jovens com capacidade de multiplicar conceitos positivos dentro do ambiente escolar. Este é o principal objetivo do Programa Educacional Juventude em Ação com Cidadania (Proejac), desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e da Companhia de Policiamento Escolar da Polícia Militar. 

Na manhã desta quinta-feira, 20, cem estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio participaram da solenidade de encerramento do curso de formação de líderes realizado com alunos das escolas Antônia Fernandes, Carlos Vasconcelos e Leôncio Carvalho. Essa qualificação faz parte do Proejac e visa criar núcleos dentro das escolas, com a proposta de multiplicar as informações repassadas durantes os encontros.

De acordo com o coordenador do programa, capitão Márcio Alves, os alunos que participaram da formação e passam a atuar como líderes nas escolas foram escolhidos pelos colegas de sala. Resolução e mediação de conflitos, noções de segurança pública e de polícia comunitária, além de conhecimentos sobre violência, drogas e combate à indisciplina escolar, foram alguns dos temas da qualificação. “Buscamos incentivar o espírito de cidadania a partir da participação da comunidade escolar. O resultado é a redução dos índices de criminalidade”, disse.

Para a aluna Vanessa Silva Freire, a relação e a troca de informações entre os jovens são mais eficazes. “Nós falamos a mesma língua. O curso nos ajudou a evoluir como cidadãos e irá nos permitir repassar o conhecimento aos nossos colegas”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter