Aluna acreana é finalista das Olimpíadas de Língua Portuguesa

Rio Branco foi inspiração para a poesia finalista

educacao_181108.jpg

A estudante Elaine Pedroza e a professora Sibele da Costa, com medalhas e certificado de participação. (Foto: SEE)

 A poesia  

Minha bela capital 

Minha querida cidade,
Tu és do Acre a capital
Estado de muita riqueza
E beleza vegetal.
O Palácio Rio Branco
Para o Acre é memória
Guarda as lembranças de um povo
Que relutou e fez história.
Oh! Cidade adorada
És símbolo de prosperidade
Suas crianças estão na escola
E os adultos na faculdade.
Em qualquer lugar que eu vá,
O que vejo é sem igual
O Parque da Maternidade
                           [o Horto Florestal
Revelam o jeito de ser
                         [do povo da capital.
Nas ruas da minha cidade
A paz parece reinar
As crianças brincam de lateiro
Pepetas lançam no ar.
Seringueiras, castanheiras
São árvores do meu quintal
Prefiro a sombra da Gameleira
Ponto de encontro e carnaval.
Amo o lugar onde vivo
Amo o verde das matas
Rio Branco vale mais
Que ouro e prata. 

Com uma poesia que fala sobre a beleza da capital acreana, a jovem Elaine Coelho Pedroza, 9 anos, se tornou uma das finalistas da região Norte para concorrer à etapa nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa, Escrevendo o Futuro. O resultado foi divulgado durante a premiação regional ocorrida na última quinta-feira,13, em Belém do Pará.

Foram premiados com medalhas e certificados, além de cursos e oficinas de leitura e escrita, 42 alunos e seus respectivos professores, semifinalistas da Olimpíada, destes, apenas 11 passaram para a final. Os estudantes são da quarta e quinta séries do ensino fundamental de escolas públicas do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, inscritos e classificados na categoria poesia.

Estudante da 4ª série da escola Luiza Batista, no bairro Esperança, Elaine revela que sempre gostou de poesia e que o concurso só veio a contribuir para ela continuar escrevendo. "É muito estimulante esses concursos, pois me aprofundei e aprendi mais sobre o gênero poesia. Se eu já gostava, agora passei a gostar ainda mais", afirma a aluna que também destaca a importância da leitura como fator fundamental para alcançar objetivos.

De acordo com a estudante, o tema da poesia "Minha bela capital" surgiu após um passeio realizado por sua escola pelos principais pontos turísticos e culturais de Rio Branco. " Quando conheci melhor minha cidade  quis mostrar suas belezas e valorizá-la", conclui Elaine.

Crescimento como educadora. Foi assim que a professora da finalista, Sibele da Costa avaliou sua participação no evento que mobilizou mais de 25 mil estudantes em todo o Estado na fase estadual. "Essa experiência veio alavancar meu papel como educadora. Saber que dentro da educação do nosso Estado estamos dando exemplo é muito gratificante", diz a professora Sibele.

Os nomes dos finalistas das categorias memória (7ª e 8ª série) e artigo de opinião(2º e 3º ano do ensino médio), nas quais o Acre concorre com dois participantes de Cruzeiro do Sul, será selecionado nesta quarta-feira,19, em São Paulo.      

A seleção final, acontecerá em Brasília, no dia 1º de dezembro, da qual sairão 15 vencedores. Os 150 finalistas, alunos e professores, receberão medalhas de prata e aparelhos de som. Aos 15 alunos e professores vencedores na etapa nacional serão entregues medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas nas quais estudam os 15 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter